Publicado em 7 de dezembro de 2020 às 08:18
Com um aumento de casos e exames de coronavírus represados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai contratar laboratórios privados para fazer 60 mil testes de Covid-19 por mês. O exame que será feito é o do tipo PCR, que detecta se o paciente está com a doença no momento da coleta.
A pasta publicou no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (07), um chamamento público para a contratação de laboratórios privados para fazer esse atendimento de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma portaria anterior, publicada na quinta-feira (03), a pasta já tinha definido que pagaria R$ 160 por cada exame na rede particular e citou que o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) "extrapolou a sua capacidade de pesquisa para diagnóstico da Covid-19".
O credenciamento dessas empresas é uma das estratégias do governo do Estado para conseguir dar vazão ao aumento de demanda que surgiu desde que os casos voltaram a crescer no Espírito Santo.
A alta demanda fez com que a Sesa suspendesse por 21 dias o teste de Covid-19 para pessoas sem sintomas. O grupo, que havia sido incluído recentemente numa estratégia do governo de ampliação de testagem para a doença, é aquele formado por quem convive com pacientes infectados confirmados, chamado de contato intradomiciliar, e que são assintomáticos.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou neste domingo (06), através de sua conta no Twitter, que o Espírito Santo conseguiu ultrapassar em novembro o pico que a doença havia registrado no final de junho e início do mês de julho. Na última semana, o governador Renato Casagrande admitiu que o Estado tinha testes represados no Lacen. Na quinta-feira (03), a assessoria de Casagrande acrescentou que eram 15 mil testes nessa condição, dos quais 6 mil estavam perto de ser liberador
Desde o início da pandemia até esta quinta-feira (26), já foram realizados mais de 659 mil testes pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) e pela rede privada, incluindo até então os casos intradomiciliares. No último fim de semana, o Espírito Santo ultrapassou a marca dos 200 mil casos confirmados de Covid-19. A doença já matou quase 4,4 mil pessoas no Estado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta