> >
Covid-19: perda do olfato é sintoma mais comum entre infectados no ES

Covid-19: perda do olfato é sintoma mais comum entre infectados no ES

45% das pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus não conseguiam sentir cheiro quando doentes; tosse e dor nos músculos também foram frequentes

Publicado em 18 de maio de 2020 às 20:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
chef, smell, cook
Não sentir o cheiro das coisas está entre os sintomas mais comuns dos capixabas infectados pelo novo coronavírus. (Pixabay | RestaurantAnticaRoma)

Entre os diversos sintomas causados pela Covid-19, a perda do olfato é o mais comum entre os capixabas. Aproximadamente metade das pessoas (45%) que testaram positivo para a doença, durante a primeira fase do inquérito sorológico, relatou que não conseguia sentir cheiros enquanto estava doente.

As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (18), pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes. Depois da anosmia (como clinicamente é chamada a perda do olfato), os sintomas mais frequentes foram tosse e dor nos músculos (mialgia). Abaixo, você confere a frequência dos principais sintomas:

Além destes, 26% dos infectados relataram que sentiram outros sintomas, que não foram elencados na lista da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ao todo, 5.775 pessoas participaram da pesquisa – o que, junto com mais alguns indivíduos testados, permitiu estimar que mais de 84 mil capixabas já contraíram o novo coronavírus no Estado.

A primeira fase do inquérito sorológico aconteceu entre os últimos dias 13 e 15 de maio. A equipe responsável pela testagem percorreu 19 municípios, incluindo os da Grande Vitória, onde se concentra a maioria dos casos. Outras três fases estão previstas para acontecerem até o final de junho.

CRONOGRAMA DO INQUÉRITO SOROLÓGICO NO ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais