O Espírito Santo vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 no público acima de 18 anos nesta sexta-feira (19), de acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. A informação foi confirmada em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (17).
A redução é baseada nos indicadores de internações e óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. “Nós vamos publicar uma resolução aqui no Espírito Santo, nesta quinta-feira (18), indicando a aplicação da terceira dose para o público acima de 18 anos, e a redução para três meses para a dose de reforço da pessoa idosa. A partir de sexta-feira (19), as unidades de Saúde dos municípios já estarão preparadas para receber as pessoas e fazer a aplicação das doses”, disse Reblin.
Até o momento, reforço vacinal acontecia após seis meses da segunda dose e só era indicado para indivíduos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos (pessoas com problemas no sistema imunológico).
A nova orientação do Ministério da Saúde, divulgada nesta terça-feira (16) , foi baseada em informações preliminares de estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e a Universidade de Oxford. O objetivo, segundo a pasta, é manter a efetividade dos imunizantes em toda a população, além de proteger os idosos, que são mais acometidos pela forma grave da doença.
Ainda segundo Reblin, no próximo sábado (20), por recomendação do Ministério da Saúde, vai acontecer o Dia Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.
"As pessoas já podem ficar alertadas e os municípios estão se preparando para fazer essa atividade, reforçando a vacinação contra a Covid-19".
O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, destacou na coletiva que o ideal é que a aplicação desta dose de reforço seja prioridade nas pessoas acima de 60 anos, que é o público mais suscetível a desenvolver casos graves da doença ou evoluir para óbito.
“A vacinação vai ocorrer de acordo com a estratégia adotada pelos municípios. Alguns têm as suas próprias plataformas, outros adotam a plataforma Vacina e Confia, além de vacinação por livre demanda. O que queremos destacar é que toda nossa capacidade de priorização deve estar focada na vacinação da população com mais de 60 anos. Todo o esforço deve ser mobilizado tanto para fazer com que este público faça a adesão da terceira dose, quanto também que a forma de organização da oferta das vacinas pelos municípios garanta a facilidade de deste público”, reitera.
Segundo o Secretário, essa prioridade deve acontecer porque, neste momento da pandemia no Espírito Santo, os idosos são aqueles que ainda precisam de internação e óbito mais significativo e precisam do reforço para mitigar esse desfecho no Espírito Santo.
“Tendo que privilegiar a oferta, a livre demanda, entre população idosa e a população por mais de 18 anos, iremos sempre priorizar a vacinação nas pessoas idosas, que precisam de atenção especial nos próximos dias”, finaliza.
Ainda de acordo com o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, quem tomou a vacina da Janssen, que era dose única, deve seguir a orientação do Ministério da Saúde e tomar a segunda dose do imunizante. No entanto, ainda não foi divulgado quando a vacina estará disponível no Espírito Santo.
E Estado ainda não tem também informações do Governo Federal sobre a quantidade de doses que o Estado vai receber nos próximos dias.
“Até esta terça-feira (16), nós não tínhamos informação da quantidade de vacinas que o Ministério distribuirá aos Estados, mas sempre lembramos que o Espírito Santo recebe cerca de 2% das vacinas distribuídas ao país”, reiterou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta