A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível para idosos no Espírito Santo. O evento que marcou o início da imunização da população acima dos 60 anos de idade no Estado aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), na Unidade Básica de Saúde de Itaquari, em Cariacica. O primeiro a receber a quarta dose foi Pedro Engel, frei mais idoso do Convento da Penha, com 85 anos.
Ao todo, são cerca de 600 mil idosos no Espírito Santo e que já estão aptos a receberem a nova dose do imunizante. O intervalo entre a terceira e a quarta dose é de 90 dias. Presente no evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância da imunização para uma população que sofreu com mais mortes na quarta onda da Covid-19.
"Todos os profissionais da área de saúde, cientistas, estão indicando a quarta dose. Até porque, nesta quarta onda, da (variante) Ômicron, quem mais sofreu, quem mais perdeu a vida foram as pessoas de mais idade. A quarta dose vem como uma possibilidade real de a gente poder proteger esse grupo de pessoas", disse.
Casagrande destacou também que 240 idosos serão acompanhados para que seja observada a resposta imunológica à vacina. Ele reforçou que a quarta dose já está disponível para todas as pessoas com mais de 60 anos no Estado e afirmou esperar que a aplicação de uma segunda dose de reforço no Espírito Santo possa servir de exemplo para outros lugares do país.
"Duzentos e quarenta serão acompanhados cientificamente, mas todos têm a oportunidade de receber a quarta dose. O intervalo entre a terceira e quarta dose é de 90 dias, três meses. Grande parte das pessoas já pode receber, quase todo mundo nessa idade já recebeu a terceira dose", disse.
Aos 61 anos, Renato Casagrande é um dos idosos elegíveis para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 no Estado. Ele não pensou duas vezes. Depois de conceder entrevista à repórter Poliana Alvarenga, no Bom Dia ES desta segunda-feira (21), sentou na cadeira, arregaçou a manga da camisa e também levou a picada no braço.
"Já tenho 61 anos, já posso me vacinar. Vou aproveitar e receber a quarta dose também", disse.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta