A partir desta terça-feira (21), a Rodoviária de Vitória, localizada na Ilha do Príncipe, passa a realizar testes RT-PCR, aqueles exames que identificam, com mais precisão, a presença do coronavírus no organismo. O serviço começará a ser oferecido às 12h, e busca atender, sobretudo, os passageiros que embarcam e desembarcam no local. Não é necessário agendamento para fazer o teste.
A implementação do 17º ponto no Espírito Santo tem o objetivo de ampliar a testagem para Covid-19 em solo capixaba e identificar os casos de forma mais ágil.
Além dos que estão viajando, o público externo também poderá fazer o teste - que pode ser realizado via agendamento ou livre demanda. A testagem ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O anuncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante a coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (20).
Os resultados das testagens são liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) em até 24/48h a partir do momento em que amostras são entregues ao local. Os resultados podem ser conferidos na própria plataforma de agendamento.
Os agendamentos estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde (Sesa), de acordo com os horários e dias definidos por cada ponto de coleta, e podem ser realizados por qualquer cidadão com ou sem sintomas da Covid-19.
Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão” (https://conteudo.saude.es.gov.br/agendamentoonline/) do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Saúde (https://saude.es.gov.br/), na lateral esquerda, clicando em "Agendamento", haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.
Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde e, sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.
Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.
Além do agendamento para testagem de RT-PCR, o Estado também está disponibilizando a testagem de antígeno, conhecida como "teste rápido", em locais de grande fluxo:
O horário de coleta é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 20h, em todos os terminais rodoviários. O resultado do teste sai em 15 minutos após a coleta do material e é entregue ao paciente no local. Para a testagem não é necessário agendamento – livre demanda, é chegar e testar.
Outro ponto de testagem sem agendamento é a Ceasa, em Cariacica. Neste caso, o exame disponibilizado é o de RT-PCR. Lá, a testagem funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta