> >
Covid-19: veja as regras nas praias do ES para o feriado do ano-novo

Covid-19: veja as regras nas praias do ES para o feriado do ano-novo

Municípios que administram regiões litorâneas definiram regras para evitar aglomeração e o contágio da doença no Estado

Publicado em 30 de dezembro de 2020 às 06:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vila Velha, ES - Movimentação na Praia da Costa no último domingo do ano
Vila Velha, ES - Movimentação na Praia da Costa no último domingo do ano. (Vitor Jubini)

Com a previsão de que a quinta-feira (31) e a sexta (1) serão dias de sol no Espírito Santo, as praias devem ser ponto de encontro de muitos capixabas. Mas no período de enfrentamento ao coronavírus, os municípios que administram regiões litorâneas definiram regras para evitar aglomeração e o contágio da doença no feriado prolongado de ano-novo.

De acordo com o 37º mapa de risco da Covid-19, oito cidades do Estado estão em risco alto de contaminação. Dessas regiões, GuarapariLinhares e São Mateus contam com praias em seus territórios. 

Na Grande Vitória, os municípios de SerraVitória e Vila Velha estão no risco moderado. Na Capital, as praias estão liberadas. Mesmo assim, a prefeitura suspendeu a queima de fogos e a reserva de tendas na areia. A administração promete monitorar os locais com a Guarda Municipal e fiscais de posturas.

“As praias estão liberadas com restrições como o uso de máscaras, álcool gel, manter distanciamento, evitar aglomeração e observar os protocolos de higiene e segurança sanitária. Em função da pandemia e pensando na segurança sanitária da população, a prefeitura suspendeu a tradicional queima de fogos que marca a virada de ano em Vitória e, consequentemente, a instalação de tendas na areia”, informa um trecho da nota enviada por Vitória.

Na Serra, a prefeitura vai realizar operações integradas com emprego da Guarda Civil Municipal, Departamento de Operações de Trânsito e equipes da fiscalização municipal, em parceria com a Polícia Militar. As ações serão focadas em festas clandestinas e aglomerações.

“Nas praias, equipes de guarda-vidas atuarão para orientar a população a evitar aglomerações, trabalho que será realizado também por agentes de trânsito e Guardas Civis Municipais durante abordagens a veículos nos balneários”, destaca o documento.

A prefeitura de Vila Velha foi procurada pela reportagem para saber quais ações serão feitas no município, mas até o momento não houve retorno. 

GUARAPARI

Em Guarapari, a prefeitura vai publicar nesta quarta-feira (30) um decreto que determina o fechamento de bares até o próximo domingo (3) e a suspensão da entrada de ônibus de turismo.  Confira algumas regras estabelecidas: 

LINHARES

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 no município, a prefeitura de Linhares, no Norte do Estado, suspendeu a queima de fogos nas praias e a promoção de shows musicais em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. 

Além disso, carros de som vão passar pelos bairros da sede com mensagem de alerta para que os moradores cumpram o isolamento e o distanciamento social, e demais medidas de prevenção contra o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

As ações também contarão com a presença de agentes do Departamento Municipal de Trânsito e da Polícia Militar. Como prevenção, o governo também deve implantar barreiras sanitárias nas áreas de acesso às praias.

Praia de Pontal do Ipiranga
Praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares. (Felipe Reis/Prefeitura de Linhares)

SÃO MATEUS

Ainda no Norte do Estado, o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, disse que o Ministério Público expediu notificação recomendatória para que o município reforce as fiscalizações entre o dia 16 de dezembro de 2020 até 1° de janeiro de 2021. O objetivo é conter ações que possam provocar aglomeração.

Assim como aconteceu no Natal, a administração municipal pretende instalar barreiras sanitárias antes da ponte que dá acesso ao balneário de Guriri.  Também não haverá queima de fogos e atrações musicais na praia do município. 

Praia de Guriri
Praia de Guriri, em São Mateus. (Eduardo Dias)

RISCO BAIXO, MODERADO, ALTO E EXTREMO

Nos primeiros meses da pandemia pelo novo coronavírus, o governo do Estado divulgou uma série de medidas para a classificação de cada município do mapa de risco — levando em consideração a matriz de risco, que estipula sobre o funcionamento de bares, restaurantes, shoppings, do comércio em geral, das escolas, academias, eventos e outros. Relembre.

RISCO BAIXO

RISCO MODERADO

RISCO ALTO

RISCO EXTREMO

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais