O cenário da pandemia de coronavírus no Espírito Santo teve uma melhora nas últimas duas semanas, com queda no número de mortes, casos da doença e da taxa transmissão do vírus. No entanto, isso não deve soar como permissão para comemoração do carnaval sem os devidos cuidados, alertou o governador do Estado, Renato Casagrande.
Em pronunciamento no fim da tarde desta sexta-feira (25), Casagrande apresentou a queda dos números, mas reforçou o pedido de cuidado dos capixabas nos próximos dias. A média móvel de casos e de mortes teve queda de 74% e 28%, respectivamente.
O governador afirmou que os números são "boas notícias". Mas para que não haja um novo crescimento de casos e óbitos, é preciso que a população continue respeitando as regras como uso de máscara e cumprimento da vacinação contra a Covid.
A transmissão na rede social do governador aconteceu após uma reunião da sala situação, que avalia semanalmente o estágio da pandemia no Estado. Pouco após o pronunciamento, o governo divulgou o novo mapa de risco, que valerá na próxima semana, e que traz 20 cidades em risco moderado.
QUEDA NOS CASOS DE COVID
QUEDA NOS ÓBITOS
TAXA DE TRANSMISSÃO
Apesar do cancelamento e adiamento das festas de carnaval de rua em quase todo o Estado, há ainda programação de festas particulares. Em casos como esse, Casagrande pede que seja exigido o passaporte da vacina, comprovando que o indivíduo recebeu as devidas doses.
O governador pediu ainda que os capixabas tenham cuidado na estrada para evitar acidentes: "Todo cuidado, muito cuidado. Temos um fluxo de pessoas maior nesse momento. Carnaval é momento de alegria. Por favor, cuidado para termos dias de alegria, não dias de tristeza".
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta