Os moradores de Vitória, Serra e Vila Velha que fazem parte do público-alvo da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 poderão agendar o dia e o horário da aplicação pela internet. A data para início da campanha de vacinação no Brasil ainda não foi anunciada pelo governo federal.
Na última sexta-feira (8), o governo do Estado informou que a meta é vacinar a população e garantir a imunidade de rebanho no território capixaba ainda este ano. Trabalhadores da área da Saúde, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena são os grupos que podem ser imunizados ainda em janeiro no Estado.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória, a Capital vai contar com a imunização em 28 salas das unidades de saúde, em hospitais, em domicílios (para pessoas acamadas) e em postos volantes. O agendamento on-line foi idealizado para evitar filas e reduzir as chances de aglomeração entre o público-alvo.
Em Vila Velha, aproximadamente 56 mil moradores deverão ser vacinados. Além das 18 unidades de saúde que possuem salas de vacinação, estão sendo definidos alguns pontos externos como escolas, quadras, shoppings e igrejas.
“Os agendamentos serão realizados de maneira on-line pelo próprio usuário através do site da PMVV em uma plataforma que está sendo desenvolvida. Para o munícipe que não possui acesso à internet, o agendamento será feito através das unidades de saúde", destaca a prefeitura, por meio de nota.
O governo municipal da Serra aguarda a sinalização do governo do Estado quanto ao número de doses que serão disponibilizadas para o município. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a informação é importante para finalizar as ações estratégicas da campanha e avaliar a quantidade de pessoas que serão vacinadas dentro do público prioritário da primeira fase.
Dependendo da quantidade de doses, além de suas 38 unidades de saúde e três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), a administração municipal utilizará também a maternidade e outros locais que poderão ser estruturados para a realização da campanha de vacinação. O governo municipal também vai oferecer a possibilidade de agendamento pela internet.
"Em relação ao agendamento on-line, o município está providenciando para que a população possa contar com mais essa ferramenta tecnológica, para facilitar a logística da campanha", afirma, por meio de nota.
Já a prefeitura de Cariacica informa que o município possui 7.837 profissionais de saúde. A cidade abriga mais de 31.812 pessoas acima de 60 anos - os dados são baseados na campanha contra a Influenza de 2020. Ações como agendamento on-line e o total de locais de vacinação ainda estão sendo definidas pela Secretaria de Saúde do município.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta