> >
Crea aponta erros de construção em casa que desabou em Cariacica

Crea aponta erros de construção em casa que desabou em Cariacica

Engenheiro do órgão destacou que o imóvel apresentava falhas na estrutura: "A laje, por exemplo, não tinha ferro, era só concreto, tinha fios passando dentro"

Publicado em 31 de março de 2022 às 10:14

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Casa desaba em Flexal II, Cariacica
Filho de casal que morava no imóvel olha para os destroços após o desabamento. (Fernando Madeira)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve nesta quinta-feira (31) na casa que desabou em Flexal II, em Cariacica. O órgão realizou vistorias e constatou que o imóvel de dois andares apresentava diversos erros na estrutura.

Em entrevista dada à repórter Juirana Nobres, da TV Gazeta, o engenheiro do Crea Leonardo Leal destacou que a laje, os pilares e as vigas da estrutura estavam fora de normas técnicas. 

“Nós observamos vários erros de construção. A laje, por exemplo, não tinha ferro, era só concreto, tinha fios passando dentro. O pilar, fora de norma. O mínimo é 360 m² e o pilar está com 200 m², e a viga também está fora de norma”, afirmou.

O engenheiro ainda evidenciou a possibilidade de fadiga da estrutura, levando ao colapso da construção. “É a mesma coisa que alguém ir ao mercado e comprar um saco de arroz. Vai levar ele leve para casa, mas se ficar segurando ele o dia todo, vai ficar pesado. Ocorre o mesmo na estrutura, ela vai aguentando até a fadiga e entrar em colapso”, explicou. 

Leonardo aproveitou o momento para ressaltar a importância de ter profissionais habilitados durante a construção de imóveis. “Por isso orientamos a todos a sempre procurarem um profissional habilitado, um engenheiro civil ou uma empresa especializada com registro no Crea para poder fazer sua obra” finalizou.

O Crea-ES informou que vai fazer um relatório acerca do desabamento da casa e enviar à Prefeitura de Cariacica, além de pedir uma análise estrutural do imóvel ao lado do que desabou. 

Crea aponta erros de construção em casa que desabou em Cariacica
Casa desaba em Flexal II, Cariacica(Fernando Madeira)

IDOSO MORREU NO DESABAMENTO 

O aposentado José Laurindo, de 79 anos, foi encontrado morto no imóvel. A esposa dele, Aldenir Kobe Gomes, de 79 anos, e a irmã dela, Amália Pereira Gomes, também estavam na edificação e foram retiradas com vida dos escombros e socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares chegaram ao local, conseguiram retirar duas vítimas e as encaminhou a um hospital, mas foi informada que uma terceira pessoa poderia estar sob os destroços. A Equipe de Busca com Cães (K9) então foi acionada e, com um cão farejador, conseguiu localizar o corpo da terceira pessoa, o aposentado José Laurindo.

Os bombeiros acionaram a Polícia Civil, para os trabalhos de perícia, e a Defesa Civil Municipal, para realizar a avaliação estrutural da edificação.

Em contato com a reportagem de A Gazeta, o filho de Aldenir, Cleverson Gomes, informou que a mãe teve fratura exposta em um dos pés e passou por cirurgia. Já a irmã dela teve fratura no braço direito e escoriações, além de traumatismo no tórax. A equipe médica, no entanto, avalia a necessidade da cirurgia.

Os idosos que estavam na casa na hora do desabamento
Os idosos que estavam na casa na hora do desabamento. (Reprodução)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais