Uma criança em estado grave internada em um hospital da Grande Vitória recebeu, no último sábado (27), a doação de um fígado captado no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A doadora é uma mulher de 40 anos que teve morte encefálica, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.
Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do hospital, o enfermeiro Gustavo Calegário contou que os familiares da mulher, após receberem o diagnóstico, mesmo vivendo um momento de perda e de sofrimento, decidiram pela doação de órgãos.
Referência em captação de córneas no Sul do Estado, o Hospital Evangélico de Cachoeiro, nos últimos dois anos, até maio deste ano, realizou cerca de 20 captações de órgãos — a maioria foi de córneas.
De acordo com o Hospital Evangélico de Cachoeiro, o processo de doação de órgãos é iniciado pela CIHDOTT. É por meio dessa comissão que ocorre a identificação do potencial doador, o acolhimento e a abordagem aos familiares dele até a captação de órgãos, que é realizada por uma equipe especializada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta