O problema de moradores e comerciantes da Grande São Pedro, em Vitória, com a Vivo, entrou no radar da Defensoria Pública do Espírito Santo. Um ofício foi enviado à operadora nesta quinta-feira (28), com questionamentos sobre a normalização dos serviços e até uma possível compensação para os afetados. Conforme noticiado por A Gazeta, quem frequenta a região alega instabilidade nos sinais móvel e fixo da Vivo há mais de 15 dias.
No documento, o defensor Vitor Valdir Ramalho Soares, do Núcleo de Defesa do Consumidor, afirma que o fato veio à tona após conversar com uma liderança da comunidade. As principais reclamações pontuadas foram:
Após a apresentação dos problemas, uma série de cobranças foram feitas à empresa, entre elas:
O órgão solicitou que as respostas sejam enviadas em caráter de urgência, com o prazo de 24 horas, "tendo em vista os direitos essenciais envolvidos e a gravidade da questão aos moradores em situação de vulnerabilidade que estão sendo prejudicados".
Em nota, a Vivo informou que recebeu o ofício e que apresentará sua resposta. "A companhia ressalta que vem atuando de forma constante para melhorar a qualidade dos seus serviços e aumentar a satisfação dos seus clientes", pontuou a empresa.
A população dos bairros da região e clientes da operadora relatam que não estão conseguindo fazer ligações, transferências ou efetuar qualquer serviço que envolva o uso de dados móveis. Segundo os usuários, essa situação já se arrasta há mais de duas semanas.
Alguns comerciantes contaram, inclusive, que estão enfrentando prejuízos financeiros durante este período. De acordo com os donos de estabelecimentos, não está sendo possível passar o cartão na maquininha para realizar pagamentos e nem fazer ligações.
Uma situação parecida já havia acontecido no dia 11 de dezembro, mas foi resolvida logo no dia seguinte. Porém, as reclamações retornaram dois dias depois e, desde então, não houve a normalização do serviço, conforme afirmaram.
Questionada na quarta-feira (27), a Vivo alegou que os serviços da rede móvel na região haviam sido solucionados. Em relação à rede fixa, a assessoria da operadora disse que a região de São Pedro sofreu com vandalismo e técnicos estiveram no local para normalizar os serviços no menor tempo possível.
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