> >
Defesa Civil alerta para risco de rompimento de barragem em Colatina

Defesa Civil alerta para risco de rompimento de barragem em Colatina

Em postagem nas redes sociais, órgão orienta população ribeirinha do Rio Baunilha a deixar a região e seguir para local seguro

Publicado em 4 de dezembro de 2022 às 15:02- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Barragem em propriedade rural de Colatina corre o risco de romper e atingir casas às margens do Rio Baunilha
Barragem em propriedade rural de Colatina corre o risco de romper e atingir casas às margens do Rio Baunilha. (Reprodução/Redes sociais)

Apesar do nível do rio Baunilha ter diminuído, a Defesa Civil de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, mantém o alerta para a população de Baunilha e região. De acordo com informações, ainda há risco de rompimento de barragem situada na propriedade rural da família Guerra, entre Alto Baunilha e o distrito de Baunilha, e orienta a população que mora às margens do rio e abaixo da vazante da barragem que deixe a região e se abrigue em local seguro. Se a estrutura entrar em colapso, as casas dos ribeirinhos poderão ser atingidas pela enxurrada. 

Procurada por A Gazeta, a Agência Estadual de Recursos Hídricos informou que a barragem em questão não tem outorga registrada na Agerh, nem está registrada no Cadastro de Segurança de Barragens da Agência.

Equipes da Agerh, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vão sobrevoar a área na tarde desta segunda-feira (5) para avaliar a situação do local, já há outras barragens acima desta que precisam ser monitoradas.

Errata Atualização
5 de dezembro de 2022 às 12:43

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) enviou nota sobre a situação da barragem citada na matéria. O texto foi atualizado.

O alerta foi divulgado nas redes sociais e as informações indicam que, devido ao acumulado de chuva dos últimos dias, a barragem apresentou instabilidade e encontra-se em estado crítico, com risco iminente de rompimento, isto é, pode estourar a qualquer momento. Assim, as comunidades ribeirinhas  que pertencem à Vila Juquita, ao distrito de Baunilha e de toda a região do Rio Baunilha são orientadas a pegar documentos pessoais e outros itens importantes e deixar suas casas. 

Na publicação, a Defesa Civil ainda ressalta que, em caso de emergência, é para  a população de Colatina entrar em contato pelo telefone (27) 99883-0305.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, em virtude de deslizamentos causados pelas fortes chuvas, a BR 259 está interditada nos dois sentidos, na altura do quilômetro 36 (entre Baunilha e o trevo de Maria Ortiz). A Secretaria Municipal de Trânsito de Colatina orienta a todos que saiam de casa apenas em situação de emergência e que, se possível, adiem as viagens neste domingo (4).

O mau tempo que atinge o Estado há mais de uma semana deve persistir pelos próximos dias. Um novo alerta do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), válido até as 10h desta segunda-feira (05), prevê grandes acumulados de chuvas para quase todo o Espírito Santo. O aviso é da cor laranja, ou seja, cuja classificação de risco é considerada perigosa.

Segundo o Inmet, são previstos acumulados de chuva de até 60 mm/h ou 100 mm por dia. Há ainda risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Após o principal rio de Fundão invadir toda a cidade na última sexta-feira (02), o nível do Rio Doce em Linhares, na Região Norte, também já atingiu a cota de alerta.

Dos 78 municípios capixabas, apenas quatro não estão enquadrados no aviso: Presidente Kennedy, Marataízes, Bom Jesus do Norte e Apiacá.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais