O município de Fundão está em situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o município desde a semana passada. A medida adotada pelo prefeito Gilmar de Souza Borges (PSB) foi divulgada nesta quinta-feira (1), por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.
"Decretamos, hoje, situação de emergência em Fundão diante das fortes chuvas que vêm ocorrendo desde o dia 25 de novembro e culminaram em deslizamentos de terra e enchentes por todos os cantos. Estamos agindo com a Defesa Civil e com o apoio do Corpo de Bombeiros", afirmou.
De acordo com informações da Agência Senado, a situação de emergência é caracterizada pela "iminência de danos à saúde e aos serviços públicos". Já o chamado "estado de calamidade" pode ser decretado quando essas situações se instalam na cidade.
Decretando tal situação, o município obtém recursos estaduais e federais mais facilmente. Desta forma, ações que integram o "Programa de Resposta aos Desastres" podem contar com mais verba, colaborando para uma assistência adequada às pessoas afetadas, por exemplo.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) desta manhã, Fundão registrou 224 mm de chuva em apenas 24 horas. Com isso, o rio que dá nome à cidade subiu rapidamente, gerando alagamentos nos bairros Orli Ramos e Agrim Correa.
"Nosso município está recebendo um acumulado de chuva muito grande. É importante que você esteja atento. Ajude o seu parente ou o seu amigo neste momento tão duro que estamos passando", reforçou Valfran Nunes, gerente da Defesa Civil municipal, no mesmo vídeo, ao lado do prefeito.
Também devido às fortes chuvas, a Prefeitura de Fundão, por meio da Secretaria de Educação, suspendeu as aulas na rede pública municipal a partir da tarde desta quinta-feira (1). A interrupção nas unidades de ensino seguirá, pelo menos, durante toda a próxima sexta-feira (2).
Exemplo dos transtornos causados pela chuva em Fundão está o deslizamento de uma encosta, que causou a interdição parcial da BR 101, no sentido Sul (Vitória), na altura de Timbuí. De acordo com a Eco101 – concessionária que administra a rodovia – o bloqueio acontece no quilômetro 237.
Ainda de acordo com a empresa, a queda da barreira não fez vítimas. "Equipes estão atuando no local e o tráfego está sendo realizado por desvio", afirmou, em nota enviada na tarde desta quinta-feira (1). Apesar de questionada, a Eco101 não deu previsão de quando a pista deve ser liberada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta