O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) colocou no ar um sistema próprio de agendamento on-line para atendimento presencial nas unidades em todo o Espírito Santo, tanto nas unidade da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e nos postos de atendimento veicular (PAVs) quanto na sede administrativa, em Vitória. O interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar no banner de agendamento.
O órgão adotou, no início da pandemia da Covid-19, um sistema de agendamento já existente para possibilitar a organização dos serviços presenciais, evitando filas e aglomerações, no entanto, de acordo com o Detran, trabalhou para a produção de um sistema que atendesse a todas as necessidades e peculiaridades da autarquia, e que estivesse hospedado no próprio site do Detran.
"Nesses quase dois anos em que o sistema está funcionando, identificamos algumas questões que poderiam melhorar a comunicação entre o cidadão e a plataforma, consequentemente, com o Detran. Uma delas era uma maior autonomia para a equipe do Detran gerir o sistema, além de acrescentar uma riqueza de informações e clareza para o atendimento também às empresas credenciadas ao órgão", disse o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira.
Os agendamentos feitos para atendimentos a partir de 1º de fevereiro serão realizados por meio do site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deverá clicar no banner de agendamento.
Automaticamente será direcionado para o portal Acesso Cidadão para efetuar o login, se ainda não tem, será necessário realizar um cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento.
Nesse novo sistema, segundo o órgão, o usuário terá mais autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Constará ainda o endereço da unidade de atendimento, informação que não existe no agendamento atual. Além disso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.
*Com informações do G1ES
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