Os motoristas habilitados no Espírito Santo que tiverem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) bloqueada serão avisados por SMS e e-mail. A novidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está valendo desde o início de dezembro.
De acordo com o Detran, o bloqueio da CNH acontece nos seguintes casos:
O Detran reforça que o bloqueio da CNH só acontece quando todos os prazos de recurso que o condutor tem direito em relação à infração e também ao processo administrativo forem finalizados. E ainda ressalta que as notificações de autuação da infração e de penalidade continuam sendo feitas via Correios ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para aqueles condutores que aderiram ao Sistema de Notificação eletrônica (SNE).
As notificações de instauração do processo e da penalidade de suspensão ou cassação, que são enviadas em uma etapa anterior à possibilidade de interposição do recurso e ao eventual bloqueio, continuam sendo feitas via Correios.
O Detran reforça que os condutores devem ficar atentos à atualização dos dados, uma vez que a comunicação do órgão é feita por meio de correspondência entregue via Correios, SMS e e-mail.
Para fazer a alteração de endereço do condutor, é preciso acessar o site www.detran.es.gov.br, clicar no menu Habilitação e escolher Alteração Online de Endereço dentro da opção Serviços Online. O usuário precisa estar cadastrado no Acesso Cidadão, site de serviços do governo do Estado.
No caso da atualização de telefone e do e-mail, basta enviar uma mensagem de texto via aplicativo Telegram, para o Fale com a Habilitação. O condutor pode aproveitar esse mesmo canal para atualizar outros dados, tirar dúvidas, cancelar ou solicitar serviços de habilitação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta