Neste domingo (3) e no próximo (10), mais de 74 mil candidatos do Espírito Santo participam das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a principal porta de entrada nas universidades públicas do país. No Espírito Santo, chegaram a ser contabilizadas 88.572 inscrições, mas foram confirmados de fato, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 74.368 participantes.
Do total de inscrições confirmadas, 30.208 participantes já terminaram o ensino médio, o que corresponde a 40,6% do total. Além disso, outras 14.063 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 219, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos, os chamados "treineiros".
Dos participantes do Espírito Santo, 42.363 inscritos – 56.96% do total – são isentos da taxa de inscrição e 43,04% (32.005) pagaram o valor. As mulheres são maioria, 45.540, o equivalente a 61,24% das inscrições, enquanto os homens representam 38,76% (28.828).
Inscritos nas cidades da Grande Vitória:
A abertura dos portões para as provas está prevista para o meio-dia e o fechamento ocorrerá pontualmente às 13h, nos dois domingos. Para evitar problemas no trânsito e facilitar a chegada dos estudantes aos locais de aplicação do exames, a Prefeitura de Vitória, por exemplo, vai suspender as ruas de lazer e as ciclofaixas da cidade.
Segundo a Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) da Guarda de Vitória, a ideia é manter as vias com fluidez máxima em razão do aumento da movimentação de veículos em deslocamento para os locais de prova.
A Guarda Municipal de Vitória informa que estará focada em atuar na segurança viária. “O objetivo é evitar qualquer tipo de retenção pelas ruas da Capital”, pontua Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalização (Goft) da Guarda de Vitória.
Em Vila Velha, não haverá mudanças no trânsito, mas a Rua de Lazer, na Praia de Itaparica, vai funcionar até as 11 horas. E na Serra, os agentes de trânsito estarão nas ruas para gerir o fluxo.
Já a Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) anunciou que vai disponibilizar ônibus extras para auxiliar no transporte dos estudantes.
Ao todo, 26 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados, caso seja necessário, para atender à demanda. Além disso, a Ceturb vai autorizar o uso de cartões de estudante e gratuidade, que normalmente ficam bloqueados no domingo por não se tratar de um dia letivo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta