Celebrado desde 1963, o Dia dos Professores, em 15 de outubro, é uma data que marca o reconhecimento do trabalho dos profissionais que contribuem para a formação e desenvolvimento dos cidadãos.
Em 2024, o feriado acontece nesta terça-feira (15) e é tratado como um feriado escolar, não sendo considerada uma data de folga nacional. Ou seja, o Dia dos Professores é ponto facultativo, em que as instituições de ensino costumam fechar, dando um dia livre aos docentes e, consequentemente, aos estudantes. Já em outros setores, o expediente é normal.
Vale salientar que a decisão de fechar e não ter aulas depende de cada escola. Por não ser um feriado nacional, não há uma regra que obrigue as instituições a paralisarem suas atividades.
Neste ano, como a data cai em uma terça-feira, muitas unidades de ensino também podem emendar o feriado, sem funcionar nesta segunda-feira (14), garantindo uma folga maior para quem é dessa área.
A celebração do Dia dos Professores tem origens ligadas a Dom Pedro I, que, em 15 de outubro de 1827, mediante decreto imperial, criou o ensino elementar no Brasil.
Segundo o Ministério da Educação, o documento determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”, apontando a descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas e como os docentes deveriam ser contratados.
120 anos depois, em 1947, foi realizada a primeira comemoração dedicada aos profissionais de ensino, atráves de uma reunião promovida pelo professor Salomão Becker, onde foram discutidos problemas da profissão, planejamento de aulas e trocas de experiências.
A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta