> >
Com mais de 14 metros, pé de mamão gigante chama atenção na Serra

Com mais de 14 metros, pé de mamão gigante chama atenção na Serra

Delcidio Tofoli Junior encontrou a planta na propriedade da família, em Manguinhos; maior mamoeiro do mundo tem só alguns centímetros a mais

Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 14:44

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Maria Fernanda Conti
[email protected]

Enquanto aproveitava uma folga em Manguinhos, na Serra, na última quinta-feira (12), o empresário Delcidio Antônio Tofoli Junior notou a presença de um pé de mamão de mais de 14 metros no terreno da família. À reportagem de A Gazeta, ele contou que foi uma surpresa se deparar com a planta "gigante".

Delcidio afirmou também que a medição do mamoeiro foi feita com a ajuda de um drone. Apesar de sempre passar as férias na casa durante o mês de janeiro, já que mora em Guarapari, o empresário disse que nunca havia reparado a presença da árvore.

"Eu gosto muito de planta, tenho orquidário em Guarapari, sempre observo essas coisas. Certa vez eu vi uma reportagem sobre o maior pé de mamão do mundo, mas entrou em uma orelha e saiu pela outra. Mas, quando cheguei em Manguinhos, percebi que o nosso mamoeiro era grande demais", declarou.

Com mais de 14 metros, pé de mamão gigante chama atenção na Serra
Pé de mamão gigante fica em Manguinhos, na Serra
Pelas imagens, é possível ver que o pé de mamão está carregado. (Delcidio Antonio Tofoli Junior)

Segundo o empresário, ninguém da família se lembra de ter cultivado a fruta no local. Por isso, não sabe precisar há quanto tempo ela está no terreno. "Essa casa está com a família há uns 60 anos. O fato de ter visto a reportagem chamou a minha atenção para observar o nosso quintal", relembrou.

Maior mamão do mundo

Filho de Delcidio e engenheiro civil, Vitor Hugo Mattos foi quem fez a medição do pé de mamão com o drone na semana passada. Ele lembrou que o recorde de maior mamoeiro do mundo, segundo o Guiness World Record, é de 14,55 metros. A condecoração foi dada a uma árvore no Paraná, em setembro de 2021.

"Se não passar do recorde mundial, vai ficar muito perto. Como o drone começa a medir de onde parte, no chão, pode ser que ele tenha desconsiderado um desnível do nosso terreno, que deve ter em média 50 centímetros. Achei muito legal, porque nunca tinha visto um pé tão alto", afirmou.

Caso muito raro

Consultado pela reportagem, o engenheiro agrônomo Geraldo Ferreguetti explicou que a frequência desse tipo de mamoeiro é "raríssima". De acordo com ele, o comum é que os pés da fruta tenham somente de três a quatro metros, por ser mais viável economicamente.

Aspas de citação

Quando o mamoeiro é muito alto, todo o controle sanitário (de doenças, por exemplo) fica ruim. A colheita também se torna difícil. O normal é cortar. Os maiores, como este, normalmente ficam em terrenos baldios ou onde não há condições de cortá-los. Pelas fotos, dá para ver que ele cresceu em busca de luz

Geraldo Ferreguetti
Engenheiro agrônomo
Aspas de citação

O especialista também estipulou que o mamoeiro de Delcidio deve possuir entre sete e oito anos. "Uma lavoura de mamão, entre dois e três anos, vai ter em torno de quatro metros. Se ela (a planta) tem 14 metros, significa que é bem antiga", apontou.

Geraldo destacou ainda que, apesar da idade, a árvore pode, sim, ficar carregada de mamão – embora não produza a mesma quantidade de quando era jovem. "Eu diria que tem uma quantidade moderada. Dá para ver nas fotos que está com frutos", disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais