Um poço perfurado recentemente no Campo Inhambu, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, teve um vazamento de uma emulsão de óleo e também perda de vapor nessa quarta-feira (16). Um vídeo mostra a extensão da área por onde o material se espalhou. A empresa Seacrest Petróleo é responsável pela operação no local. Segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), avaliações preliminares mostram que ocorreram impactos leves na vegetação do entorno.
Segundo a companhia do ramo petrolífero, o poço ainda não estava produzindo óleo no momento do incidente. Foi adotado imediatamente um plano de resposta à emergências, a fonte da perda de vapor foi controlada e o poço paralisado. Não houve feridos. A empresa informou às autoridades competentes sobre o ocorrido.
Nesta quinta (17), conforme a empresa, a produção no campo foi totalmente retomada, após uma breve redução para reduzir um possível risco elétrico. A Seacrest também afirmou que está ativamente avaliando e trabalhando para minimizar qualquer impacto ambiental potencial.
Em nota, o Iema informou que ainda deve realizar uma avaliação mais detalhada nos próximos dias para apontar os danos causados. Uma equipe de Fiscalização e Controle Ambiental foi mantida no local para monitorar a situação de perto, “assegurando que as normas ambientais sejam respeitadas e que qualquer impacto seja mitigado de maneira apropriada”.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta