O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na noite de segunda-feira (13), o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Para saber se teve o pedido aprovado, o candidato deve acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!) e inserir os dados de login.
Quem teve o pedido de isenção recusado ainda pode entrar com recurso até sexta-feira (17), também na Página do Participante. O candidato deve anexar documentos que comprovem seu direito ao não pagamento da taxa de inscrição. O resultado sobre o recurso será divulgado até o dia 24 de maio.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições devem ser feitas pela por meio da Página do Participante de 27 de maio a 7 de junho. O Inep também divulgou os resultados das justificativas de ausência – quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para poder participar da edição de 2024 de forma gratuita novamente.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
O valor de inscrição no Enem é de R$ 85 e deve ser pago entre os dias 27 de maio e 12 de junho. A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito. Os candidatos que foram aprovados no pedido de isenção da taxa poderão realizar o exame de forma gratuita.
Os alunos que conseguiram a gratuidade também precisam se inscrever na prova. Ou seja, a isenção não garante a inscrição.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta