Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas nos dias 21 e 28 de novembro, em função do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, foram estabelecidas, na Grande Vitória, algumas mudanças para melhorar a segurança e facilitar o trânsito até os locais de prova.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, na tarde desta sexta-feira (19), que, ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais vão realizar a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. A prova será aplicada em mais de 230 escolas no Estado.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) observou, em nota, que os alunos costumam fazer suas provas em locais próximos de suas residências, mas, a exemplo de anos anteriores, disponibilizará 25 ônibus extras nos terminais de integração para atender um eventual aumento de demanda de alguma linha, por conta das provas.
Em Vitória, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informou que a Guarda Civil Municipal terá agentes dando apoio durante o Enem nos seguintes locais de prova:
Já os agentes de Trânsito estarão na Estácio de Sá (Jardim Camburi), na FAESA (Ilha de Monte Belo) e no Salesiano (Forte São João).
A rua de lazer será suspensa nos dois domingos. “A fim de preservar as melhores condições de fluxo no trânsito nas vias da Capital, a Prefeitura de Vitória suspendeu as interdições viárias das Ruas de Lazer da Avenida Dante Michelini e da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Centro), nos dias 21 e 28/11/21, em virtude da aplicação de provas do Enem. As ciclofaixas vão funcionar normalmente.”
A prefeitura informou que oito escolas que servirão como locais de prova terão apoio da Guarda Municipal da cidade. São elas:
Para os dias de prova, a Guarda contará com reforço de pessoal de 40%, dispondo de agentes em patrulhamento a pé em cada uma das oito escolas relacionadas. Terá ainda parte do efetivo disposto nos principais corredores viários da cidade.
A Secretaria de Defesa Social esclareceu que, nos dias 21 e 28, a Guarda Municipal, o videomonitoramento e o departamento de trânsito vão funcionar de forma integrada. Serão 50 agentes atuando nas escolas, 10 agentes de trânsito nas ruas além de seis viaturas.
A central de videomonitoramento também vai observar as escolas que possuem o equipamento instalado nas proximidades, e o efetivo do Departamento de Operações de Trânsito será reforçado. A princípio, não haverá mudança no trânsito da cidade.
A prefeitura informou que estará em operação nos dias do ENEM conforme programação direcionada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais realizarão a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. Mais de 230 escolas vão receber alunos e a logística de transporte dos materiais vai ser feita pelos Correios, com escolta da PMES na saída do centro de distribuição para os locais de prova e no retorno dos exames ao local de depósito.
Em relação às questões de trânsito, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) vai realizar os trabalhos de orientação nos locais em que atua. Nas localidades onde o tráfego de veículo é municipalizado, esse trabalho vai ficar a cargo das Guardas Municipais.
Nos dois finais de semana, a Sesp vai contar com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), que estará aberto para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência, visando a garantir a realização segura da prova.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, informou que Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil do Espírito Santo e Guardas Municipais vão atuar em conjunto com o governo federal, para oferecer segurança não só dos locais onde os exames serão aplicados, mas também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.
O planejamento também foi realizado com a participação de instituições, como a EDP, Cesan, entre outros órgãos que permeiam a garantia de uma realização segura da aplicação das provas do Enem.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta