O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaplicado para mais de 8 mil estudantes no Brasil que apresentaram sintomas de Covid-19 ou de outras doenças infecciosas na semana anterior ao primeiro dia de aplicação da prova. Os dados, que são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), apontam que cerca de 10 mil candidatos pediram a reaplicação da prova por conta de infecção pelo coronavírus, porém quase 2 mil solicitações foram negadas.
De acordo com o Inep, até a sexta-feira (16), foram feitas 10.171 solicitações de reaplicação em todo o país. Destas, 8.180 foram aceitas e outras 1.991 foram negadas. De acordo com o instituto, os pedidos são indeferidos nos casos em que o participante não tem documentos que comprovem o diagnóstico ou sintomas, como um resultado de exame ou laudo médico.
Os pedidos de reaplicação, segundo o Inep, poderiam ser feitos até o sábado (17), véspera da prova, enviando cópia do laudo médico que comprovasse a infecção pela Covid-19 através da página do participante. No dia da prova, o estudante com sintomas da doença, além de enviar os documentos, deveria ligar para o 0800 616161 e relatar a condição.
Como os dados divulgados pelo Inep são até a sexta-feira (16), o número de abstenções por coronavírus pode crescer. Segundo o instituto, os pedidos e comprovantes da condição foram recebidos entre 11 e 16 de janeiro. Depois, o sistema foi fechado, como previsto, para que as solicitações fossem avaliadas e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação.
O instituto também informou que, a partir desta segunda-feira (18), o sistema será reaberto para solicitação de pessoas com sintomas ou diagnóstico de Covid-19 que não puderem participar do segundo dia de aplicação, que será neste domingo (24). O prazo para o pedido vai até as 12h do próximo sábado (23) e participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da aplicação poderão apresentar exames e laudos médicos pela página do participante entre 25 e 29 de janeiro. A reaplicação das provas acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro para os estudantes que tiverem a solicitação aceita.
Quais doenças infecciosas permitem a reaplicação:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta