O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (25) que foram retiradas as restrições para o retorno das aulas presenciais para a rede municipal, o ensino privado e a rede estadual. Em relação à educação infantil, Casagrande afirmou que haverá a publicação de um protocolo na terça-feira (29), que deverá ser seguido por municípios e rede privada, para que sejam autorizadas as atividades presenciais.
O retorno, segundo o secretário da Educação, Vitor de Angelo, será permitido desde que com atendimento individual ou em pequenos grupos, dentro do que estabelecerá o protocolo sanitário para esta etapa de ensino. As regras serão publicadas no Diário Oficial do Estado na próxima semana.
A decisão, segundo o chefe do Executivo Estadual, foi tomada considerando a Matriz de Risco.
"Ela produz o Mapa de Risco com a classificação de cada município. Estamos tratando dos municípios em risco baixo, com a cor verde. Estes municípios têm essa autorização. Se o município migrar para o risco moderado ou alto, só terá a autorização de funcionar através de atividades remotas. A Matriz de Risco continua sendo a nossa orientação técnica para ter atividades nas escolas retomadas", disse Casagrande.
As regras a serem seguidas, segundo afirmou o governador Renato Casagrande, são as que foram divulgadas em agosto deste ano. A Gazeta traz o documento na íntegra e também a lista dos principais pontos entre as normas estabelecidas. As medidas administrativas e sanitárias foram definidas em conjunto pelas secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu) e constam na Portaria Conjunta Sedu/Sesa Nº 01-R.
Entre os pontos do documento, estão as regras e orientações em todas as áreas do ambiente estudantil. Desde o transporte escolar, passando pelo distanciamento dos alunos, cuidados de higiene pessoal, dos ambientes e alimentos, ações em casos de suspeita ou confirmação de Covid-19, grupos de risco e ainda monitoramento e obrigações de cada instituição.
Para ver quais foram as medidas anunciadas pelo governador na noite desta sexta-feira (25), clique aqui.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta