Todos os dias a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualiza os dados do novo coronavírus no Espírito Santo por meio do Painel Covid-19. A evolução dos casos no boletim, contudo, é distinta da divulgação de registros diários. Apesar disso, não há erro nos números.
No Painel Covid-19, a confirmação de casos é lançada no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.
O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, explica que a decisão de colocar os dados no painel no dia correspondente à coleta é uma maneira de apresentar a evolução da Covid-19 no Espírito Santo de forma mais precisa, quando as pessoas realmente apresentavam os sintomas, a fim de evitar distorções em relação à curva de crescimento. Ele diz que, se o painel registrar todos os pacientes positivos no dia que sai o resultado, pode haver interpretações equivocadas sobre o comportamento da doença no Estado ao longo do tempo.
Nesta quarta-feira (29), por exemplo, há a confirmação de 2.538 casos no Espírito Santo. Na véspera, eram 2.164, ou seja, uma evolução de 374 novos registros apresentados em 24 horas. Contudo, de amostras coletadas e com resultado positivo neste mesmo dia (29), são 14. Este número certamente será alterado à medida que novos exames derem positivo e a coleta tiver sido feita nesta quarta.
A Sesa acrescenta que todo óbito passa por um processo de investigação e a divulgação dos dados se dá após essa confirmação. Às vezes, segundo informações da assessoria do órgão, é necessário esperar a confirmação laboratorial para determinar se o óbito foi mesmo por Covid-19 ou se foi por outras causas. Mas o painel puxa as informações de acordo com a data de encerramento que é a data real do óbito e, sendo assim, no painel a morte pode aparecer em dia retroativo.
Durante a cobertura do novo coronavírus, A Gazeta criou uma página que agrega dados relacionados à doença no Espírito Santo, no Brasil e no Mundo. Para ficar em linha com a maneira como Estado divulga as informações, foram criados dois novos gráficos: um com a evolução dos números de casos confirmados a partir da coleta dos exames e outro com a data do registro dos óbitos. Os gráficos com o total de casos divulgados diariamente pela Sesa serão mantidos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta