Dando sequência à suspensão de consultas médicas eletivas em Vitória, o município da Serra também anunciou nesta quarta-feira (29) a interrupção deste tipo de atendimento e agendamento nas Unidades Básicas e Regionais de Saúde até 15 de janeiro de 2022. O prazo, segundo a prefeitura, pode ser alterado, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica Municipal. A decisão, publicada em Diário Oficial, decorreu da situação de emergência provocada pelo aumento no número de casos de pacientes com síndrome gripal.
A Saúde da Serra ressaltou, em nota, que optou pela suspensão das consultas eletivas para distribuir a demanda de pacientes com síndrome gripal que chegam às três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) do município. "Desde meados de dezembro, momento em que foi notado um aumento significativo de pessoas com suspeita de Influenza, a Secretaria de Saúde tem ampliado o quantitativo de médicos nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede, como em algumas Unidades Regionais de Saúde, que também estão com horários de atendimento estendido", informou.
Com a portaria, o município explica que, também até 15 de janeiro de 2022, os casos de síndrome gripal seguirão com reforço de mais médicos na Unidade Regional de Novo Horizonte, que estará aberta, de segunda a sexta, exceto nos feriados, até as 19h. As Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe e Serra Dourada seguem funcionando até 21h. Feu Rosa, que já atende até 21h, também continuará com reforço médico.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
A Secretaria de Saúde da Serra acrescentou que serão reagendadas as consultas eletivas dos pacientes que tiveram seus atendimentos e agendamentos de consultas eletivas suspensos durante a vigência da portaria.
Apesar da suspensão de consultas, o município destacou que serão mantidos os atendimentos como:
Além de Vitória e Serra, Cariacica anunciou que, em virtude da epidemia de gripe e do aumento da demanda por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Pronto Atendimentos (PAs) do município, a prefeitura suspenderá, a partir desta quarta-feira (29), as consultas eletivas nas 30 UBS do munícipio. As equipes irão entrar em contato com os munícipes que estavam com consultas agendadas até o próximo dia 14 de janeiro. Todas as consultas serão remarcadas.
O atendimento nas UBS será mantido apenas para os seguintes casos:
Cariacica também anunciou que suspendeu as consultas eletivas. O texto foi atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta