O aumento de casos de gripe nas últimas semanas tem sobrecarregado as unidades de atendimento de saúde em vários municípios do Espírito Santo. Algumas cidades já chegam a registrar crescimento de até 80% na demanda de pacientes com sintomas.
Em Vila Velha, a prefeitura informou que, “desde o fim de semana do dia 17/12 observa-se um aumento expressivo na procura dos serviços de Pronto Atendimento, acarretando sobrecarga nos serviços. Deste aumento, observa-se que a maioria dos pacientes apresentam síndrome gripal.”
O município esclareceu ainda que há uma estabilidade na procura, mas que esta é acima da normalidade para o período, e que os dois serviços de Pronto Atendimento, na Glória e em Cobilândia, e as 21 unidades de saúde de Vila Velha estão preparadas para o atendimento das síndromes gripais.
Em Guarapari, cidade vizinha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há registro de surto de gripe, nem houve aumento da demanda por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o tempo de espera é de 15 a 20 minutos.
“A vacina da gripe está disponível em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina, das 07h30 às 15h. Qualquer pessoa com idade superior a seis meses deve ser vacinada contra a Influenza.”
Na Serra, por outro lado, foi percebido um um aumento de cerca de 60% no número de atendimentos a pacientes com síndrome gripal nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede. Diante dessa situação de emergência, a Secretaria da Saúde da cidade reforçou o atendimento aos pacientes no município.
Até o final de dezembro, na unidade de Novo Horizonte, os atendimentos para os casos de síndrome gripal serão reforçados, com mais médicos atuando na unidade, segundo informou a prefeitura. A unidade já funciona em horário estendido, até as 19 horas.
Além disso, nesta segunda-feira (21), as unidades de saúde de Jacaraípe e Serra Dourada funcionarão até as 21 horas, com mais médicos. Feu Rosa também recebeu reforço médico em função da epidemia de gripe.
“Vale a pena ressaltar que, nesta semana, a vacinação contra a Influenza, por livre demanda, vai acontecer até dia 23, nas unidades de saúde e nos shoppings Laranjeiras e Montserrat, em Colina de Laranjeiras, onde há ação de vacinação extramuros. A Secretaria de Saúde da Serra recomenda aos moradores que confiram, na unidade de saúde mais próxima da casa deles, se estão fazendo e vacina contra a gripe e os horários das salas de imunização.”
Em Aracruz, no Norte do Estado, a prefeitura decretou situação de alerta para síndrome gripal no sábado (18) devido ao aumento de casos nas últimas semanas. O Hospital São Camilo, o único da cidade, informou, na ocasião, que está com 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados por pacientes com o vírus.
Nesta segunda (20), a Secretaria de Saúde informou que o município mantém o alerta para o aumento de casos de influenza. “Até o momento não houve redução no atendimento. A secretaria recomenda que a população mantenha os protocolos para que não haja uma sobrecarga nos serviços de atendimento das unidades de saúde, UPA e PA.”
Do dia 25/11 até o dia 17/12 foram vacinadas mais de 3 mil pessoas com a vacina contra gripe, um número positivo diante do atual cenário vivenciado de casos gripais. "A adesão da população está além do esperado. A secretaria vem realizando vacinação extra muro toda terça-feira no Shopping Oriundi das 16h às 20h, além das unidades que mantém o atendimento de 8h às 15h30."
Em Cachoeiro de Itapemirim, na Região Sul, a Secretaria de Saúde apontou que o surto de Influenza elevou consideravelmente a procura pelas UPAs e no Pronto Atendimento Paulo Gomes. “Nossa demanda aumentou cerca de 80% dos usuários com sintomas gripais.”
No dia 22/12, a Prefeitura de Vitória informou que o aumento da procura pelos serviços de saúde por conta da gripe no Pronto Atendimento de São Pedro foi de 71% e no PA da Praia do Suá foi de 41% e que mantêm escalas reforçadas para atender à demanda. "Temos 25 pacientes internados aguardando transferência para hospitais e temos observado aumento de sintomáticos, mas com sintomas leves e sem sinal de maior gravidade", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen.
A Secretaria de Saúde de Colatina também apontou que houve um aumento considerável na procura pelas unidades de saúde e disse que reforçou o atendimento aos pacientes no município. Segundo a prefeitura, há vacinas contra a gripe em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina e também no ponto de vacinação contra a Covid-19, no Terminal de ônibus em frente a Prefeitura de Colatina, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16 horas.
Já em Cariacica, o aumento de casos de síndromes gripais ocasionou também o aumento da demanda por vacinação. Os munícipes poderão se imunizar sem agendamento até as 16 horas do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. A vacinação acontece no Supermercado Casagrande de Campo Grande nesta semana, das 8h30 às 16 horas, até esta sexta-feira (24).
A reportagem também procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a prefeitura de Linhares. Assim que houver uma resposta, o texto será atualizado.
A secretaria de Saúde do Espírito Santo já afirmou que o Estado passa por uma epidemia de gripe. Há registros, em diferentes regiões, de postos de saúde lotados de pacientes com sintomas gripais: febre acompanhada de tosse e/ou dor na garganta.
O vírus da influenza pode causar também a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em que o paciente evolui para um estado mais grave e pode até morrer.
A Prefeitura de Vitória, nesta quarta-feira, 22/12, informou os percentuais de aumento da demanda nos PAs de São Pedro e da Praia do Suá por causa de gripe e a informação foi acrescentada ao texto.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta