> >
Erosão na Praia do Iate avança e muda cor do mar em Vitória; prefeitura anuncia obra

Erosão na Praia do Iate avança e muda cor do mar em Vitória; prefeitura anuncia obra

Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou que fará o engordamento da orla na região compreendida entre o Iate Clube e a Praia Guarderia

Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 11:36

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A erosão na Praia do Iate, em Vitória, avançou e passou a atingir uma área de terra por onde passa uma tubulação. Frequentado principalmente por famílias com crianças, devido à tranquilidade das águas, o mar agora apresenta um tom avermelhado e barrento. A prefeitura da Capital anunciou nesta quarta-feira (22), para A Gazeta, que concluiu os estudos sobre as intervenções necessárias na região para sanar o problema e fará o engordamento da orla entre o Iate Clube e a Guarderia. 

Nas imagens registradas pelo repórter fotográfico Ricardo Medeiros, na manhã desta quarta-feira (22), é possível ver que a área afetada fica próxima da Ponte Desembargador Alfredo Cabral, que dá acesso à Ilha do Frade e onde há pedras e um espaço gramado com coqueiros.

As fotos mostram que até uma tubulação que passa pelo terreno está exposta e o solo avermelhado abaixo foi atingido, modificando a tonalidade do mar em boa parte da praia.

Erosão na Praia do Iate avança e muda cor do mar em Vitória(Ricardo Medeiros)

Em abril de 2022, a reportagem de A Gazeta esteve no local e constatou que a erosão formava mini-ilhas de coqueiros na praia localizada entre o Iate Clube e a ponte, no bairro Praia do Canto.

Na época, o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, disse que essa região é suscetível de erosão por ser resultado de um processo histórico de ocupação da linha do mar para expandir a área territorial.

Foi anunciado que o município estudava fazer o engordamento da orla para resolver o problema local. A expectativa da Prefeitura de Vitória era a de que o estudo responsável por apontar a melhor alternativa de intervenção para a região seria concluído no segundo semestre do ano passado. 

"Uma boa parte da cidade tem o chamado aterro hidráulico. A região da Enseada do Suá, Curva da Jurema. A Ilha do Boi era uma ilha realmente. Toda essa parte onde está o Iate Clube, Praça dos Namorados, Praça dos Desejos, era água", declarou o secretário. 

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que já realizou o relatório técnico acerca do processo de erosão da orla e já deu encaminhamento ao pedido de engordamento da região do Iate e da Guarderia. "A Secretaria de Obras (Semob) está em fase de elaboração de projeto e orçamento para lançar a licitação necessária para as devidas intervenções", informou a prefeitura. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais