A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) firmou parceria com a Unimed para oferecer pontos de teste de antígeno. A estratégia faz parte do projeto de testagem em massa para diagnosticar a Covid-19 no Espírito Santo.
Os pontos de testagem da Unimed começaram a funcionar na última terça-feira (18), nas unidades da cooperativa no Sul do Estado. Em Vitória e nas regiões Norte e Noroeste, os testes passaram a ser ofertados nesta quarta-feira (19).
Unimed Vitória
- Local: Estacionamento do Hospital Unimed, Rua Marins Alvarino, n°365, Itararé, Vitória
- Horário de atendimento: das 8h às 16h, de segunda a sexta.
Unimed Sul Capixaba
- Local: Unidade Móvel em Cachoeiro
- Horário de atendimento: das 08 às 12h, de segunda a sexta-feira.
Unimed Norte Capixaba
- Local: Unidade ao lado do Hospital Unimed, Rua Augusto Calmon, 2087 - Bairro Colina, Linhares
- Horário de atendimento: das 07h às 12h, de segunda a sexta.
Unimed Noroeste Capixaba
- Local: Avenida Rio Doce, 178 - Bairro Adelia Giuberti, Colatina
- Horário de atendimento: das 08h às 16h, de segunda a sexta.
O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, já havia anunciado no último dia 11 que o governo estadual firmaria acordos com a rede privada para facilitar a testagem de antígeno. Esse tipo de teste oferece o resultado em menor tempo e não exige análise laboratorial.
Segundo o infectologista e professor da Ufes Crispim Cerutti Júnior, o teste de antígeno é melhor para uso em grande escala, como tem sido feito no Espírito Santo. O especialista evidencia que o resultado imediato do teste, caso dê positivo, pode controlar melhor o isolamento de casos suspeitos.
Já o teste RT-PCR, que tem prazo de até dois dias para sair, é considerado padrão ouro e há menos chance de apresentar um resultado diferente da realidade. É considerado um teste mais preciso, mas que demanda mais tempo para mostrar o resultado.
Confira nesta reportagem a diferença entre cada teste e qual deve ser feito de acordo com a condição do paciente.
Após a publicação desta reportagem, a Unimed informou que unidade de Vitória também aderiu à parceria. O texto foi atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta