A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro óbito em decorrência da Febre Oropouche no Espírito Santo. A vítima era uma mulher de 61 anos, moradora de Fundão — região Metropolitana de Vitória, que sofria de hipertensão arterial. O óbito ocorreu em 28 de agosto, mas a causa da morte estava em investigação desde então. O nome da vítima não foi revelado.
A Sesa divulgou uma linha do tempo mostrando como a doença rapidamente afetou a paciente:
Outras duas mortes também eram checadas pela secretaria estadual, sendo que uma foi descartada e outra segue em análise. A confirmação sobre o primeiro óbito pela doença em território capixaba foi divulgada pela Sesa durante entrevista coletiva sobre o atual cenário das arboviroses no Espírito Santo, na tarde desta terça-feira (10).
Até então, o Brasil registrava três mortes pela Febre Oropouche — as primeiras do mundo: sendo duas mulheres adultas, no interior da Bahia, e um óbito fetal em Pernambuco.
O primeiro teste positivo para a Febre Oropouche no Espírito Santo foi anunciado no mês de abril. Até o último boletim, divulgado pela Sesa em 5 de dezembro, o Estado contava com 2.147 casos confirmados, sendo a maioria em Alfredo Chaves (744), Iconha (320) e Laranja da Terra (198).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta