Mais de 26 mil moradores da região de Grande São Benedito, em Vitória, serão beneficiados com melhorias no abastecimento de água até o final de 2024. Essa é a promessa do governo do Estado, que lançou, nesta quinta-feira (27), um pacotão de obras de saneamento básico para a Capital.
A expectativa é que pelo menos sete bairros sejam contemplados: Consolação, Gurigica, São Benedito, Itararé, Bonfim, Bairro da Penha e Jaburu, além das comunidades de Constantino, Floresta e Engenharia. O projeto será administrado e executado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
Entre as medidas previstas, estão a implantação de estações de bombeamento; construção e melhorias de reservatórios; e a interligação de uma adutora (que conduz águas de uma fonte para um reservatório) na Avenida Leitão da Silva.
"O objetivo é dar segurança hídrica para toda aquela região. É uma obra de fundamental importância, porque, em um passado não tão distante, tivemos um problema de abastecimento por lá", afirmou Munir Abud, presidente da Cesan, durante uma solenidade no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
Há cerca de um mês, moradores de São Benedito reclamaram que conviviam com a falta d'água pelo menos desde dezembro de 2022. A denúncia foi feita ao vivo pelo repórter Elton Ribeiro, da TV Gazeta. Uma mangueira, localizada na parte mais baixa da região, era usada para buscar água. Veja no vídeo abaixo:
Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Pablo Andreão, o edital do projeto deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (28). As obras serão iniciadas até setembro deste ano, e custarão R$10 milhões para os cofres públicos.
"Nós planejamos a implantação de um reservatório, a recuperação do reservatório do Morro do Jaburu e algumas extensões de rede para melhorar a distribuição – inclusive na própria Av. Leitão da Silva, mas que será programada, sem impacto no fluxo. Focamos muito no tratamento do esgoto, mas também nos preocupamos com a água em quantidade necessária", destacou.
O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (27) um pacotão de três obras que visam melhorar o abastecimento hídrico de alguns municípios da Grande Vitória, sobretudo da Capital. Ao todo, elas custarão mais de R$ 60 milhões, e atenderão cerca de 50 mil moradores. Confira:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta