O governo do Espírito Santo decidiu manter as aulas suspensas em todo o Estado até o dia 30 de junho. Dessa forma, a proibição do funcionamento com atividades presenciais nas escolas chegará a três messes e meio. O longo período de recesso forçado terá impacto no ano letivo das escolas públicas e uma solução para essa questão ainda não foi encontrada.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), "o planejamento da volta às aulas está sendo feito, independente da data, seguindo sempre a orientação da saúde". As aulas foram suspensas no dia 17 de março e as escolas fechadas no dia 23 do mesmo mês.
Com as escolas fechadas em virtude da pandemia do novo coronavírus, os alunos passaram a ter aulas pela televisão. O período de ensino a distância, no entanto, não contará como dia letivo. De acordo com a Sedu, o Espírito Santo tem 100 horas a mais do que o previsto pela lei de Diretrizes e Bases, o que dá alguma segurança ao Estado durante esse período.
"A Rede Estadual de ensino conta com atividades pedagógicas não-presenciais por meio do programa EscoLAR. O programa engloba a transmissão de teleaulas pela TV, o acesso patrocinado do Governo do Estado ao Google Sala de Aula, além de outras formas de integração escola-família e aluno-professor. Inicialmente, a previsão é de que as atividades não contem como dia letivo. O Estado tem 900 horas/aula, enquanto o previsto na lei são 800 horas", diz a nota enviada pela Sedu.
Ainda de acordo com a Sedu, 70% dos alunos têm acesso as aulas virtuais por meio do Google Sala de Aula. Cada escola conta com turmas criadas, automaticamente, com os professores vinculados às salas e os alunos já enturmados.
"As atividades são de responsabilidade dos professores que, ao utilizarem esse espaço, podem gerenciar atividades, além de distribuir tarefas, se comunicar, enviar feedbacks direto e em tempo real e ver tudo em um único lugar. Já os alunos podem acompanhar as atividades e acessar os materiais para estudos, compartilhar recursos e interagir no mural da turma ou por e-mail, enviar atividades e receber feedback das atividades", diz a nota.
Por fim, a Sedu destacou que os 70% de acesso dos alunos ao ambiente virtual é significativo, muito maior do que tem sido visto em outros lugares e mostra, portanto, o trabalho comprometido e planejado feiro e os resultados que vem a partir de um trabalho como este.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta