Os pacientes passam a contar, a partir deste mês, com um novo serviço hospitalar no Espírito Santo voltado ao tratamento de alguns tipos de câncer nos olhos, via Sistema Único de Saúde (SUS). Inédita no Estado, a especialidade de Oncologia Oftalmológica já está sendo ofertada no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), também conhecido como Hospital das Clínicas, em Vitória, em parceria com o governo do Estado.
Até então, os pacientes com diagnóstico de câncer ocular tinham que deixar o Estado para conseguir realizar o tratamento via SUS. Agora, pessoas a partir de 18 anos terão acesso a consultas, tratamento e cirurgias no Hucam. O novo serviço vai tratar diagnósticos de Melanose primária adquirida (MPA), Papiloma, Granuloma, neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ), tumores nas córneas e nas conjuntivas e Nevus.
Os atendimentos vão acontecer semanalmente, todas as quintas-feiras, no Hucam. O acesso às consultas ocorrerá por meio da Regulação Estadual, com atendimento iniciado na Atenção Primária, ou seja, os pacientes serão encaminhados para o tratamento por meio das unidades de saúde (UBS). De lá, poderão ser encaminhados ao Hospital das Clínicas (Hucam/Ufes) para dar sequência ao tratamento.
O Hospital das Clínicas já possui um Centro Oftalmológico de referência, que passou por uma reestruturação para atender esses novos pacientes. A especialidade contará com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por onco-oftalmologistas, oncologistas clínicos, oftalmologistas, enfermeiras, farmacêuticos e assistentes sociais, para um acompanhamento completo.
A rede de cuidados será completa e vai assistir ao paciente inclusive no pós-operatório. "Isso só é possível pela integração do Hospital e da Secretaria de Estado da Saúde, buscando oferecer tratamento de excelência para o usuário do SUS", completa o superintendente.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estima que os serviços de Oncologia Oftalmológica atenderá de quatro a seis pacientes por semana e o atendimento está disponível para novos pacientes, identificados a partir deste mês.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta