Uma cena triste de ver: nos últimos dias, apareceram baleias-jubarte encalhadas em praias do Espírito Santo. Segundo dados do Projeto Baleia Jubarte, o litoral capixaba teve seis casos de encalhes de baleias de janeiro a julho deste ano. É o maior número em todos os Estados do Brasil.
A maioria dos registros são no Norte do Estado. O último deles foi na praia de Povoação, em Linhares, no início desta semana. Outros recentes ocorreram em Aracruz, São Mateus e Conceição da Barra. Teve também uma ocorrência em Anchieta, no Sul do Espírito Santo.
Segundo especialista, existe uma explicação para isso acontecer. É nesta época do ano que as baleias-jubartes vão para o litoral de Abrolhos, na Bahia, lugar onde ocorre a maior concentração reprodutiva do mamífero. No caminho, elas podem ficar doentes ou sofrer algum acidente batendo em embarcações, explicou a veterinária Alessandra Vieira, do Projeto Baleia Jubarte.
No Brasil, foram 21 casos de encalhes de baleias até o dia 24 de julho, segundo o projeto. Confira os números, por Estado:
O Projeto Baleia Jubarte destacou que quem ver uma baleia encalhada, ou na areia da praia, pode comunicar por meio do número 0800-039-5005.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta