O novo mapa de risco do Espírito Santo, que classifica a transmissão do coronavírus, segue com 12 cidades em risco muito baixo para a transmissão da Covid-19. A quantidade de municípios na cor azul é a mesma da última classificação e todos os outros estão no risco baixo, de cor verde. O 100º mapa de risco foi divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (25) pelo governo do Estado, e ficará em vigor da próxima segunda-feira (28) até o domingo seguinte, dia 3 de abril. O uso de máscara segue sem ser obrigatório, mas recomendado, em locais abertos.
Como o mapa de risco segue com 12 cidades em risco baixo nas regiões Central Serrana e Sudoeste Serrana e esse grau retira a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados, além de não exigir o passaporte vacinal, essas regras valem para os municípios localizados pessas áreas.
Na chamada Matriz de Convivência, adotada desde agosto de 2020, a classificação das cidades capixabas é consequência da combinação de dois eixos. Juntos, eles consideram quatro fatores relativos à pandemia da Covid-19 e definem quatro níveis de risco: baixo, moderado, alto e extremo.
Vale lembrar que, em outubro do ano passado, o governo do Estado chegou a criar o "risco muito baixo" – que poderia ser alcançado pelas microrregiões diante do cumprimento de três indicadores de vacinação. No entanto, devido à quarta onda da pandemia, esse nível foi temporariamente suspenso. No início de março, a classificação voltou a ser utilizada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta