O governador Renato Casagrande anunciou que o Espírito Santo vai receber 1 milhão de doses de vacina contra a gripe (Influenza) na próxima semana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) durante lançamento da plataforma de vacinação estadual.
Desde segunda-feira (5), o Ministério da Saúde autorizou que os Estados liberassem os municípios a usar as doses da reserva técnica para ampliar a vacinação para as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários da campanha.
Com a ampliação autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), toda a população com mais de seis meses de idade poderá ser imunizada. O objetivo é diminuir a demanda e a pressão nos hospitais.
O grupo prioritário da campanha da gripe é formado por crianças, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, idosos e indígenas.
De acordo com a Sesa, a prioridade segue sendo a imunização dessas pessoas e, por isso, somente após atingir a meta de 90% é que as doses remanescentes poderão ser destinadas ao restante da população. O uso das reservas técnicas, por sua vez, já está a critério de cada município do Estado.
Dados divulgados na última segunda-feira (5) indicam que, desde o início da campanha em abril, cerca de 750 mil doses foram aplicadas em território capixaba — o que equivale a uma cobertura de apenas 44%. Com mais de 1,4 milhão de vacinas recebidas, este número poderia ser de 92%. A informação é do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Sipni).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta