A vacinação dos profissionais da educação está sendo ampliada no Espírito Santo. Conforme anunciado nesta quarta-feira (26), todos os trabalhadores da área com mais de 18 anos poderão ser vacinados contra a Covid-19 nas próximas semanas, incluindo os que atuam no Ensino Superior.
À frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes explicou que essa mudança será possível graças ao aumento da disponibilidade de doses das vacinas e a previsão da chegada de novos lotes ao Estado, com quantidades significativas dos imunizantes, ao longo do próximo mês.
Comandando a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o secretário Vitor de Angelo também participou do pronunciamento desta manhã e explicou que, a partir de agora, a convocação dos professores e demais trabalhadores não será mais feita por meio das listas que vinham sendo divulgadas semanalmente pela pasta.
"Estamos encerrando hoje esse trabalho. Essas listagens foram importantes no início, devido à escassez de vacinas. Entretanto, com a chegada de um volume importante de imunizantes, essa metodologia poderia ser um fator de represamento", esclareceu. Ou seja, poderia tornar o ritmo de vacinação mais lenta.
Atualmente, cerca de 32 mil doses já foram destinadas para a vacinação dos profissionais da educação. Outras 24 mil (da Astrazeneca) estão sendo distribuídas e também poderão ser aplicadas nesse grupo. A expectativa é que a imunização desses trabalhadores seja concluída até o final de junho.
Diante do novo cenário, o secretário Nésio Fernandes reforçou que o governo do Estado espera avançar na retomada das aulas presenciais a partir do segundo semestre deste ano e voltou a defender que os gestores municipais "devem preparar condições para dar passos mais ousados" nos próximos meses.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta