> >
ES volta a registrar tendência de queda de mortes por Covid-19

ES volta a registrar tendência de queda de mortes por Covid-19

Na terça-feira (14), o Espírito Santo e outros 10 Estados tinham o número de mortes pelo novo coronavírus considerado estável. Já nesta quarta-feira (15), a taxa de mortes caiu 24% em território capixaba

Publicado em 16 de julho de 2020 às 13:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ato homenageia capixabas mortos pelo novo coronavírus na praia de Camburi, em Vitória
Ato homenageia capixabas mortos pelo novo coronavírus na praia de Camburi, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

Espírito Santo voltou a registrar tendência de queda no número de mortes pela Covid-19, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa divulgado na noite desta quarta-feira (15). Os dados consideram a média de mortes nos últimos sete dias, até a publicação do balanço, em relação à média registrada duas semanas atrás.

O Estado já havia registrado queda no número de mortes na semana passada, mas dias depois voltou a ficar no grupo dos que apresentavam estabilidade. Na terça-feira (14), no Espírito Santo e em outros 10 estados o número de mortes pelo novo coronavírus era considerado estável. Já nesta quarta-feira, a taxa de mortes caiu 24% em território capixaba e o Estado voltou para o grupo dos que apresentam tendência de queda.

Outros cinco Estados das regiões Norte e Nordeste completam a lista dos que tiveram redução na taxa de óbitos: Roraima(-83%), Rio Grande do Norte (38%), Amazonas (-27%), Pará (-23%) e Amapá (-20%).

 No Brasil, nove Estados têm o número de mortes pela doença considerado estável e, em 12 Estados, a quantidade de óbitos está subindo. A média móvel de mortes no país é de 1.067 óbitos por dia. 

MÉDIA MÓVEL

Para calcular essa média, soma-se o número de mortes ou casos nos últimos sete dias e divide-se o resultado por 7. Por exemplo: o total de mortes no estado de São Paulo na primeira semana de julho foi 1.712. Dividindo por sete, chega-se ao número médio de 245 por dia nesse período.  Segundo os infectologistas, esse é um indicador mais fácil e mais preciso para entender os rumos da Covid-19 no país.

CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA

Os dados para o cálculo da média móvel são os apurados pelo consórcio de veículos de imprensa formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e UOL. Esse grupo reúne diariamente os números da doença nos 26 Estados e no Distrito Federal, para que os brasileiros saibam, com transparência, o total de óbitos e de casos no país.

Este vídeo pode te interessar

Com informações do Jornal Nacional e G1

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais