Por determinação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as escolas públicas estaduais que funcionarem como local de votação neste domingo (15), ficarão fechadas na segunda-feira (16). A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (13) pelo secretário de Educação, Vitor de Angelo.
"Essa é uma determinação minha. As escolas devem permanecer fechadas na segunda-feira (16) para, com tempo e calma, organizarmos todo o mobiliário, fazer a devida limpeza e higienização dos ambientes, considerando também o número de pessoas que terá circulado. Vale para todas as escolas que funcionarem como local de votação, que acaba sendo a maioria", disse.
A reportagem de A Gazeta acionou o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) para saber se a medida também vale para as escolas particulares do Estado, já que muitas funcionam como ponto de votação, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Obtendo retorno, a reportagem será atualizada.
Também participou da coletiva o secretário de Saúde em exercício, Luiz Carlos Reblin, que reforçou os cuidados que devem ser tomados no dia da eleição.
"A nossa expectativa é de que as pessoas cumpram o dever cidadão de votar, obedecendo as regras da Justiça Eleitoral e da Sesa. A regra é ir votar usando máscara, mantendo a distância entre as pessoas, levar a caneta para registrar a assinatura e volte para casa logo após o voto", completou.
O secretário disse, ainda, que, cumprindo as regras, o dia da eleição tem um baixo risco de transmissão do novo coronavírus.
Os secretários ainda falaram sobre outros assuntos, como a avaliação do crescimento de casos confirmados nas últimas semanas, a taxa de ocupação das UTIs no Espírito Santo e dados de alunos e professores que testaram positivo para a Covid-19 desde o retorno das aulas presenciais. Reveja abaixo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta