Um vídeo divulgado nas redes sociais na última semana mostra esgoto sendo despejado na Praia do Morro, uma das mais conhecidas da cidade de Guarapari. O telespectador da TV Gazeta, que fez o vídeo que viralizou, comenta sobre o mau cheiro na região e mostra a mancha preta que se formou na areia.
Acionada pela equipe do g1 ES, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) disse que a água escura e de forte odor lançada no mar é esgoto que estava contido em uma galeria e que isso ocorre por causa de ligações irregulares de imóveis à rede.
O presidente da Associação de Moradores da Praia do Morro, Caiê Hofstatter, contou que a água escura lançada na praia é um problema crônico quando chove, e que a associação já mandou um relatório para a Cesan. " A companhia disse que tem muitos prédios ligados corretamente [à rede de esgoto] mas tem prédios e casas que ainda não ligaram, além de residências clandestinas. E aí, em vez de ser só água pluvial, pega esgoto. Nós mandamos relatório para a Cesan para ligarem à rede, e a praia não sofrer mais essa poluição absurda. Falta diálogo", disse o presidente.
Apesar do problema ser frequente, nenhuma sinalização foi colocada no local alertando os banhistas sobre a balneabilidade (qualidade) da água.
Na última semana, a prefeitura informou ainda que na linha de drenagem existe uma rede coletora de esgoto da Cesan, e que, durante a chuva, pode ter contribuído para alguma inconformidade, devido ao elevado índice pluviométrico. O órgão disse que que a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) esteve no local e não foi constatou características de lançamento de esgoto. Ainda segundo a gestão, uma coleta de amostra da água foi feita para análise no dia 11 de janeiro, mas o resultado só sairia nesta semana.
Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Guarapari confirmou que alguns dos pontos analisados estão impróprios para banhistas. São eles:
"Considerando as condições meteorológicas antes da análise, que foram de muitas chuvas, uma nova coleta será realizada nesta semana", acrescentou o órgão.
Em nota, a prefeitura disse que a Praia do Morro possui três pontos determinados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), para análise de balneabilidade, e apenas um deles está impróprio para banho — que é na região do e Edifício Maison Classic.
Questionada nesta segunda-feira (16) sobre a não inserção de placas para alertar os banhistas sobre as más condições das águas, a prefeitura informou que está providenciado uma sinalização já que o resultado das amostras era recente.
Quanto à fiscalização de pontos de esgoto, a prefeitura informou que existe um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), denominado "Programa Se liga na Rede" , onde a fiscalização dos pontos de esgoto é realizada entre Semag e Cesan, para coibir as práticas de ligações irregulares no município.
A Cesan informou que a rede de esgoto da Praia do Morro está operando normalmente e que a água saindo na praia nas imagens vem da galeria pluvial do local, que não é de responsabilidade da Companhia.A companhia disse ainda que o esgoto contido nessa galeria é fruto de ligações irregulares que devem ser tratadas pelo órgão fiscalizador.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta