O Espírito Santo registrou 469.697 raios entre os meses de janeiro e setembro deste ano. O número, divulgado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe) é o maior dos últimos cinco anos, analisando os primeiros 9 meses de cada ano.
Conforme divulgado pelo Elat, o número que mais se aproxima do valor registrado em 2021 foi exatamente em 2020. No período, foram 361.924 raios no Estado. Dos últimos cinco anos, o menor número foi observado em 2017: 63.756 raios. Confira a relação abaixo:
O Elat também detalhou a quantidade de raios registrados em cada município do Estado. Conforme o grupo, Ecoporanga, na Região Norte do Espírito Santo, foi a cidade com o maior número de raios observados entre janeiro e setembro deste ano, com 34.740 descargas.
Já o município que teve o menor número de raios no período foi Piúma, da Região Sul, com 74. Na Grande Vitória, Cariacica foi a cidade com a maior incidência de descargas elétricas neste ano, com 2.769. Vitória teve o menor número de registros de raios da Região Metropolitana, com 701.
A média entre os 78 municípios do Espírito Santo ficou em aproximadamente 6022 raios por cidade no período analisado, de acordo com os dados do Elat.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta