O Espírito Santo registrou a pior taxa de isolamento social desde o dia 8 de maio, quando apenas 45,9% da população permaneceu dentro de suas residências. As informações divulgadas nesta quarta-feira (20) pelo Governo do Estado mostram que a taxa chegou a 46,5% nessa terça-feira (19), a mais baixa nos últimos 11 dias. O número registrado demonstra, na prática, que a cada 10 pessoas, mais de cinco saíram de casa, ação que favorece a contaminação por Covid-19.
Naturalmente mais alta nos finais de semana, a taxa de isolamento chegou a ultrapassar os 56% no domingo (17). Na segunda (18), o índice teve baixa superior a 9 pontos percentuais, chegando a 47% de isolamento. O decrescimento voltou a ser registrado na terça-feira (19).
Se considerados os mesmos dias da semana, 19 de maio foi a terça-feira com índice mais baixo em todo o mês. No dia 5, quando o Painel Covid-19 registrava um número de casos confirmados no Espírito Santo inferior a cinco mil, a taxa de isolamento foi de 46,6%. Uma semana depois, no dia 12, o índice foi de 47,4%.
O levantamento dos dados é feito pelo Governo do Estado em parceria com operadores de telefonia móvel, que monitoram diariamente o índice de isolamento social em todo o território capixaba. A porcentagem descrita na tabela representa o número de pessoas que permaneceram em casa durante o dia.
Entre as taxas de isolamento dos 78 municípios capixabas, Águia Branca e Bom Jesus do Norte estão em situações opostas. Segundo os números dessa terça-feira (19), Águia Branca registrou o maior índice do Espírito Santo, com 68,2%.
Por outro lado, o município de Bom Jesus do Norte registrou o pior número. A cidade que já teve 37,2% ainda em maio, registrou 39,1% nesta terça-feira (19). O número é o menor dos últimos 8 dias na cidade. Entidades da saúde recomendam um índice superior a 70% para combate à Covid-19.
O Espírito Santo registra, até a noite desta quarta-feira (20), 346 mortes e 8.495 casos confirmados do novo coronavírus, segundo informações do Painel Covid-19. De acordo com os dados da plataforma, 21 óbitos e 802 confirmações foram registradas nas últimas 24h.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta