O Espírito Santo vai receber 260 doses da vacina contra a MPox, doença que anteriormente era chamada de “varíola dos macacos”. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que os imunizantes MVA-BN Jynneos cheguem esta semana.
As doses serão destinadas a grupos específicos, definidos pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase, a vacina será aplicada a quem está em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas que vivem com HIV/Aids e profissionais de laboratórios com risco de exposição ao vírus. O esquema de vacinação prevê a aplicação de duas doses para cada pessoa.
Por meio de nota, a Sesa informou que aguarda diretrizes por parte do ministério para definir as estratégias de vacinação, como os locais para a aplicação do imunizante, em função da especificidade dos grupos a serem vacinados. Também é preciso estabelecer os critérios para a priorização do público-alvo, em virtude do quantitativo de doses.
Desde julho do ano passado, já foram confirmados 161 casos da doença no Estado. Neste ano, houve quatro registros da Mpox, de acordo com a Sesa.
No País, são cerca de 47 mil doses disponíveis da vacina contra Mpox no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população. Segundo os últimos dados disponíveis, foram notificados 50.803 casos suspeitos para a doença no Brasil.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta