O estoque de sangue está baixo no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), o do tipo O- está zerado. A informação é do secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes, que comunicou sobre o nível preocupante de sangue disponível em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (11).
Na coletiva, o secretário fez um apelo para a população, estimulando a doação de sangue. "Precisamos estimular a doação. Queremos convidar vocês que já doavam a continuar doando; e aqueles que nunca doarem, a tomar essa atitude, pois estamos com esse estoque praticamente zerado", disse.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), neste domingo, cinco voluntários passaram pela triagem e apenas três bolsas foram coletadas. A Sesa informou também que o atendimento no Hemoes tem sido feito diariamente, mas com agendamento de horário para reduzir a circulação de pessoas na unidade e evitar aglomerações. Os agendamentos para doação de sangue podem ser feitos pelo telefone (27) 3636-7920, ou pelo e-mail [email protected].
Além disso, a Sesa comunicou que pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus podem realizar a doação a partir de 30 dias sem apresentar sintomas.
Confira abaixo a quantidade de sangue disponível para doação no Hemoes:
A direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) informou que a Unidade de Coleta de Sangue do município da Serra, anexa ao Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), será temporariamente fechada a partir da próxima quarta-feira (13).
De acordo com informações do Governo do Estado, a redução no número de funcionários por conta da pandemia do coronavírus dificultará a escala de profissionais.
"Observamos um número baixo de doadores por dia na unidade da Serra. Já no Hemoes Coordenador os atendimentos não diminuíram, ajudando a manter os estoques de sangue e o suporte aos hospitais da Rede SUS. Estimamos que o tempo de duas semanas será suficiente, mediante esforço de todos para que consigamos preencher a lacuna existente e termos novamente uma força de trabalho médico plena e capacitada, disse a diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt.
Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos.
Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal. O interessado em doar sangue deve agendar horário pelo telefone (27) 3636-7920, ou pelo e-mail [email protected], apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta