> >
Estudante do ES é ouro na Olimpíada Global de Matemática em Singapura

Estudante do ES é ouro na Olimpíada Global de Matemática em Singapura

Na competição individual, Davi Aguiar, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro; já na atividade em grupo, o capixabinha trouxe o bronze para casa

Publicado em 25 de julho de 2024 às 17:16

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Davi e a família foram até Singapura, no Japão, participar da Olimpíada Global de Matemática
Davi e a família foram até Singapura, onde o pequeno participou e foi ouro e bronze na Olimpíada Global de Matemática. (Reprodução/Redes sociais)
Nayra Loureiro
Estagiária / [email protected]

As olimpíadas já começaram – a abertura oficial é só nesta sexta (26) – e os olhares do mundo todo estão voltados para os atletas em Paris. Mas você sabia que tem capixaba garantindo medalha de ouro em outras competições pelo mundo?

Estamos falando do estudante Davi Aguiar, de 13 anos. Ele foi até Singapura para participar da Olimpíada Global de Matemática, a Singapore International Math Olympiad Challenge (SIMOC). Na competição individual, conquistou a medalha de ouro. Já na atividade em grupo, levou o bronze para casa.

Na delegação brasileira, 20 estudantes participaram da competição e Davi ficou no 6º lugar no ranking global da categoria dele na olimpíada. O evento contou com a presença de estudantes do mundo inteiro, somando 35 nacionalidades e 2.400 alunos. 

A competição é dividida em várias categorias baseadas em diferentes níveis de escolaridade, abrangendo desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Provas

A prova é composta por etapas distintas, sendo uma individual com 25 questões (incluindo 10 discursivas), e provas em equipe, com alunos de diferentes países resolvendo juntos problemas que exigem colaboração e estratégias em grupo. Na equipe de Davi, teve ele representando o Brasil, dois estudantes da Indonésia, um do Camboja e outro da Mongólia. Cada etapa tem uma premiação própria. Aluno da Escola Americana de Vitória, Davi é apaixonado por matemática e já é medalhista em diversas competições nacionais e internacionais.

A mãe, Mayte Aguiar, comemora. “Estamos muito felizes por essa conquista muito maior do que esperávamos. Atravessamos o mundo para vivenciar esta experiência incrível em Singapura. A delegação brasileira fez bonito e representou muito bem o país em um dos países com a melhor educação do mundo”, afirma.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais