> >
Festa da Penha 2021 será transmitida pelos veículos da Rede Gazeta

Festa da Penha 2021 será transmitida pelos veículos da Rede Gazeta

Para que os fiéis não percam nenhum detalhe, as celebrações poderão ser vistas no site A Gazeta, na TV Gazeta, no portal G1 Espírito Santo e na Rádio Gazeta FM (97.1)

Publicado em 19 de março de 2021 às 17:40- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Convento da Penha vazio no encerramento da Festa da Penha. A missa que anuncia o fim das festividades será sem público.
Convento da Penha vazio no encerramento da Festa da Penha de 2020. (Fernando Madeira)

Em 1570, Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha realizava pela primeira vez aquele que se tornaria o maior evento religioso do Espírito Santo. Já em 2021, 451 anos depois, a Festa da Penha segue se reinventando para levar sua mensagem de fé e de amor a todos os fiéis de forma segura.

Em função da pandemia da Covid-19, todo o evento religioso, que acontecerá entre os dias 4 de abril (Domingo de Páscoa) e 12 de abril, será transmitido exclusivamente pela internet. E as homenagens à padroeira do Espírito Santo poderão ser acompanhadas por meio dos veículos da Rede Gazeta, que transmitirão a programação ao longo dos nove dias de celebrações.

Aos finais de semana, às 16h, e de segunda a sexta, às 20h, as missas do Oitavário poderão ser acompanhadas ao vivo no Facebook e na página especial da Festa da Penha, no site A Gazeta. É neste espaço que os fiéis vão ter acesso a conteúdos exclusivos sobre a festa. Nos mesmos canais também será transmitida, no dia 10 (sábado), a Romaria das Famílias a partir das 20h.

Já a tradicional Missa de Encerramento, que acontece no dia 12 de abril, será destaque em todo o Estado na tela da TV Gazeta, além de ser transmitida ao vivo pelo portal G1 Espírito Santo e pela rádio Gazeta FM (97.1).

Esta é a segunda vez em que a Festa da Penha acontecerá de forma totalmente on-line em função da pandemia da Covid-19. A ideia inicial era que este ano a celebração pudesse ocorrer de forma híbrida, com a possibilidade de participação presencial de um número limitado de fiéis. No entanto, com as novas medidas de restrição decretadas pelo governo do Espírito Santo para conter o avanço do coronavírus , a organização do evento decidiu realizá-lo virtualmente.

"Há anos temos uma parceria com o Convento para essa cobertura. E agora, mais do que nunca, é superimportante mobilizarmos nossos veículos em torno do tema para levar a todos uma mensagem de paz e de conforto. No ano passado tivemos uma experiência bacana de ajudar a transformar a Festa da Penha em uma festa virtual utilizando todas as nossas plataformas. Em 2021 não será diferente", pontuou o diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas.

Imagens do entardecer no Convento da Penha. As fotos retratam a beleza do local vazio no dia do encerramento da Festa da Penha.
Imagens do entardecer no Convento da Penha. Registro feito na Festa da Penha de 2020. (Fernando Madeira)

Frei Paulo Roberto Pereira, o guardião do Convento da Penha, já adianta que os participantes poderão acompanhar uma festa ainda mais interativa do que a do ano passado. As missas e outros eventos estão sendo preparados para serem exibidos pela internet, de modo que os devotos não percam nenhum detalhe. "Vamos criar canais interativos, murais de participação e estabelecer esse diálogo constante com os devotos."

A corrente de fé, que antes se formava nas ruas, em meio às multidões das romarias e missas, agora surgirá através de cada um dos fieis de dentro de suas casas. Para Frei Paulo, especialmente no momento de pandemia, a Festa da Penha ganha um significado diferente para os devotos da padroeira: o da esperança por dias melhores.

Aspas de citação

É um momento de solidariedade pelas famílias enlutadas, que sequer têm a oportunidade de se despedirem dos seus entes queridos; pelas pessoas que sofrem com a pandemia, que aumenta a pobreza e a desigualdade gradativamente com o crescimento de desemprego e a queda da receita das famílias; e também com as pessoas que trabalham na linha de frente contra a pandemia. É um grande alento celebrarmos a Festa da Penha depois da Quaresma e após a Páscoa, pois podemos celebrar, mesmo diante de tantas dificuldades, a alegria e a esperança, pois a Páscoa é o renascimento, a renovação 

Frei Paulo Roberto Pereira
Guardião do Convento
Aspas de citação

COMO ACOMPANHAR A PROGRAMAÇÃO

Missas do Oitavário (de 4 a 11 de abril –  finais de semana, às 16h, e de segunda à sexta, às 20h): as missas serão transmitidas ao vivo no Facebook e no site de A Gazeta, na página especial da Festa da Penha.

Romaria das Famílias (dia 10, às 20h):  ao vivo no Facebook e no site de A Gazeta, na página especial da Festa da Penha.

Missa de Encerramento (12 de abril, às 17h): o evento será transmitido ao vivo pela TV Gazeta em todo o Espírito Santo. Também poderá ser acompanhado pelo portal G1 ES e pela rádio Gazeta FM (97.1).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DOMINGO - 04 de abril                                                                                                                                                                                                                                               12h - Terço/Consagração                                                                                                                                                                                                                                        14h – Programa Salve Mãe das Alegrias                                                                                                                                                                                                    16h – Missa de Abertura do Oitavário (Fraternidade Franciscana – transmissão no site e no Facebook de A Gazeta)

Fique por dentro de todas as informações da Festa da Penha 2021. Acompanhe a página especial do evento em A Gazeta: agazeta.com.br/festadapenha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais