O cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, anunciou o lançamento de um selo comemorativo aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, que serão completados em 2024. A apresentação do selo vai acontecer oficialmente na Festa da República Italiana, que será realizada pela primeira vez no Espírito Santo, conforme anunciou o cônsul em entrevista ao repórter da TV Gazeta João Brito, nesta terça-feira (6).
A celebração acontece anualmente no dia 2 de junho para lembrar a fundação da República Italiana. Foi nessa data, em 1946, que o povo italiano escolheu essa forma de governo, por meio de um referendo, após o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda do regime fascista de Benito Mussolini.
"A data celebra o momento em que os italianos escolheram a República ao invés da monarquia, que ajudou a ditadura. Uma decisão de troca radical do sistema institucional político que promove a liberdade, a democracia e todos direitos humanos. É uma data muito importante para os italianos", explica o cônsul.
"Com a ajuda das autoridades locais, podemos organizar, nesta maravilhosa cidade de Vitória, uma comemoração com participação cultural de músicos italianos", acrescenta Iacchini.
O Espírito Santo tem uma importante ligação com a Itália. Em fevereiro de 1874, chegou ao Porto de Vitória o primeiro navio com imigrantes italianos, vindos da província de Trento. Recentemente, em 2018, a Lei 13.617, sancionada pelo então presidente Michel Temer, instituiu o dia 26 de junho como data do reconhecimento do município de Santa Teresa, na região Serrana do Estado, como pioneiro da imigração italiana no Brasil.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta