> >
Filhote de baleia jubarte aparece morto na Praia de Carapebus, na Serra

Filhote de baleia jubarte aparece morto na Praia de Carapebus, na Serra

Animal foi encontrado já sem vida na manhã deste domingo (7); especialista explica que morte pode ter sido causada por diferentes fatores

Publicado em 7 de agosto de 2022 às 14:33

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Triste cena: um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã deste domingo (7), na Praia de Carapebus, na Serra. O vídeo acima mostra o animal encalhado em uma parte rasa do mar, perto de uma formação rochosa. Equipes de monitoramento e especialistas do Instituto Orca acompanham as condições para atuar no local.

Diretor do órgão, o biólogo Lupércio Barbosa explicou que, por enquanto, é difícil saber o que causou a morte. “Uma possibilidade é ele ter se perdido da mãe, o que dificulta muito a sobrevivência. Um mar agitado também facilita essa separação. Além de conflitos com atividades humanas, como a pesca”, citou.

Filhote de baleia jubarte aparece morto na Praia de Carapebus, na Serra

Segundo ele, a espécie ainda enfrenta dificuldades devido a alterações oceânicas que resultam em menos presas. “As jubartes fazem travessias muito longas, de cerca de 7 mil km, e temos notado que estão migrando mais desnutridas, ficando mais propensas a problemas de imunidade e resistência física”, disse.

Entre 10 e 15 milhas
é a distância média que as baleias jubartes costumam ficar da costa

Diferentemente de outras espécies, como a baleia franca, as jubartes não costumam nadar próximas à costa. “Quando uma é avistada perto da praia, é problema. É provável que ela esteja machucada ou perdida. Neste caso, o filhote morreu, ficou inchado e foi trazido pelo vento”, afirmou Lupércio.

Devido ao local de difícil acesso, a previsão é que o filhote seja necropsiado nesta segunda-feira (8). “Temos que aguardar a maré trazê-lo para areia para fazermos um trabalho de necrópsia seguro. A próxima maré alta está prevista para acontecer por volta das 21h. Vamos continuar monitorando”, esclareceu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais