Um filhote de cervo, conhecido popularmente como veado-mateiro, foi resgatado nesta quarta-feira (21) no interior de uma propriedade localizada em São João do Garrafão, no município de Santa Maria de Jetibá, no Noroeste do Espírito Santo. O resgate foi feito por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
O filhote foi recolhido após a solicitação de pessoas da comunidade. Os moradores informaram ao BPMA que cães haviam acuado ou talvez atacado o animal. A equipe se deslocou ao local e, ao chegar, deparou-se com o filhote de veado-mateiro que, segundo os policiais, aparentava ser recém-nascido e estar sadio.
O animal foi recolhido e enviado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) no município de Aracruz, no Norte do Estado, onde passará por uma bateria de exames e cuidados para, posteriormente, ser devolvido a seu habitat.
De acordo com o biólogo Rodrigo Branco, o veado-mateiro é um animal silvestre comum na região. "Ele é mais comum em matas não tão degradadas, mais bem conservadas", explicou.
Rodrigo conta que o veado-mateiro, por ser um animal silvestre, não está acostumado com o ser humano e, por isso, pode se tornar agressivo quando está tentando fugir. "Ele não é acostumado com o ser humano, se for impedido de fugir, pode dar coice e se tornar agressivo", afirmou.
De acordo com Rodrigo, quando as pessoas encontrarem algum animal silvestre, o correto é fazer como os moradores de Santa Maria de Jetibá fizeram, chamar a Polícia Militar Ambiental.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta