Uma ação de agentes da Prefeitura de Vitória apreendeu uma rede de 300 metros de comprimento na Baía de Vitória. A apreensão aconteceu no sábado (2) no canal principal da Baía, próximo à Ilha das Caieiras, durante o primeiro período de andada do caranguejo-uçá.
Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória fizeram operações náuticas durante o fim de semana para abordar embarcações e retirar redes de pesca em locais de preservação da cidade, como a Baía de Vitória, Baía das Tartarugas e a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.
Somente no sábado, além da rede apreendida, 30 embarcações foram abordadas. As operações náuticas estão sendo intensificadas durante o período da andada do caranguejo-uçá, que teve início no último dia 30 e vai até esta terça-feira (05).
Além da fiscalização por água, especialmente nos manguezais, os agentes fazem ações em outros pontos da cidade, como comércios, restaurantes, bares e feiras livres e também monitoram as vendas do caranguejo pelas redes sociais.
A andada é o período em que os caranguejos machos e fêmeas se reproduzem, quando saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
Até o dia 5, está proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, armazenamento e comercialização do crustáceo, além de não poderem ser vendidas também as partes isoladas, como quelas e pinças. As multas para quem for flagrado praticando tais ações varia de R$ 700 a R$ 100 mil.
Durante o ano, serão quatro períodos de andada. Além deste que está em curso, os outros três acontecem até o mês de abril. Confira as datas:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta