O fotógrafo de A Gazeta, Fernando Madeira, teve três fotos qualificadas para a segunda etapa do Prêmio Internacional de Fotografia Hamdan (Hamdan International Photography Award - HIPA), a maior premiação de fotografia do mundo, criada em 2011 sob o patrocínio do príncipe herdeiro do Dubai, xeque Hamdan bin Rashid bin Mohammed al Maktoum.
Por conta do regulamento do concurso, não é possível informar quais imagens foram selecionadas, entretanto, duas foram publicadas em A Gazeta, sendo uma recente e outra produzida entre 2017 e 2019.
“É o maior prêmio de fotografia do mundo, tanto em relação ao prêmio pago, quanto pelo reconhecimento que traz. No ano passado, um brasileiro foi premiado em uma categoria, e, depois que vi aquilo, decidi que me inscreveria na edição deste ano”, relata Madeira.
O fotógrafo brasileiro citado por Madeira é Ary Bassou, especializado em vida selvagem e paisagem, mas que faturou um prêmio em 2021 por uma fotografia tirada enquanto documentava a pandemia de COVID-19 em um hospital no Rio de Janeiro.
O prêmio é aberto a fotógrafos amadores e profissionais, composto por quatro etapas. A primeira, na qual Madeira já foi aprovado, consiste em um processo de triagem das imagens enviadas. A segunda etapa, que ocorre neste momento, é o julgamento das imagens, que irão pontuá-las de 1 a 100.
Posteriormente, uma porcentagem das fotografias mais bem avaliadas na segunda fase será selecionada e novamente votada pelos juízes, para que, somente então, chegue-se ao resultado final.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta